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Dicas saudáveis

10 dicas para manter a forma no inverno

mulher de cabelo comprido vestida com casaco e luvas no inverno Manter a forma no inverno pode ser um grande desafio. O apetite aumenta e dá aquela preguiça de se mexer, principalmente se for para fazer exercícios físicos. Quer saber como cuidar da saúde e ter uma alimentação saudável mesmo no frio? Confira as dicas da nutricionista Ana Cristina Teixeira, parceira da Congelados da Sônia.

Como manter a forma no inverno

Por Dra. Ana Cristina Teixeira Ah, o inverno... Roupas elegantes, botas e uma comidinha mais quentinha completam esse cenário. Para o corpo manter a temperatura adequada, ele gasta um pouco mais de energia, por isso sentimos mais vontade de comer alimentos mais calóricos. Ficar em frente à lareira ou embaixo do edredom, tomando um chocolate quente, um vinho, um fondue... que delícia! Mas não se iluda: controle-se ou aqueles quilinhos indesejáveis irão aparecer. A palavra é moderação! E muito bom senso. Para te ajudar nessa tarefa possível, vamos lá:
  1. Mude as receitas com ingredientes para versões light. Por exemplo: pasta de atum com maionese por pasta de atum com cottage ou requeijão light;
  2. Troque os pães brancos por versões integrais;
  3. Quando for ingerir vinho, sempre tome água junto. Isso ajuda a diminuir a ingestão do volume de bebida;
  4. Troque a famosa bebida de chocolate quente por chá ou por leite desnatado com achocolatado light;
  5. Se for comer fondue de queijo, monte você mesma a mistura, dando preferência para queijos magros;
  6. No caso do fondue de carne, escolha molhos menos calóricos, como vinagrete e molhos com base de ricota e iogurte light. Para cada copo de iogurte desnatado natural, bata 200g de ricota. Essa é a base, e aí você pode adicionar outros itens como pimenta, cenoura ralada e alho-poró
  7. No jantar, opte por sopas menos calóricas com legumes, verduras e carnes de baixas calorias, como músculo e frango;
  8. Ingira pelo menos 2 litros de água por dia;
  9. Evite chocolates e doces. Bateu aquela vontade? Uma boa opção são frutas cozida com canela ou flor de anis, ou um pedacinho de alfarroba;
  10. E mesmo com aquele friozinho, não deixe a preguiça te dominar! Levante e vá praticar uma atividade física.
Aproveite esse clima, para chamar os amigos e familiares para uma boa conversa. Assim você coloca todas essas dicas em prática e ainda mantém o foco na sua saúde! Doutora Ana Cristina Teixeira, nutricionista

Fale com a Dra. Ana Cristina Teixeira

Consultório: Avenida Olegario Maciel, 260, Atp 212 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro (RJ) Telefone: (21) 2491-6423 E-mail: ana@suaopcaosaudavel.com.br

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