Categorias:
27 fevereiro, 2024
Como lidar com a compulsão alimentar?
A compulsão alimentar pode acarretar diversos problemas de saúde. Conheça algumas estratégias que podem auxiliar no controle desse problema.
Quem nunca exagerou na quantidade de comida ou continuou comendo mesmo sem fome? De vez em quando, esses comportamentos podem acontecer sem comprometer a saúde e eles são erroneamente confundidos com a compulsão alimentar. O Transtorno da Compulsão Alimentar, no entanto, é diferente: nele as pessoas consomem grandes quantidades de alimentos de forma impulsiva e rápida, em intervalos curtos e depois se sentem culpadas e tristes por essa situação.
A compulsão alimentar é caracterizada por episódios frequentes de descontrole sobre o consumo de alimentos, com ingestão muito além do necessário, frequentemente de alimentos gordurosos e doces.
Capaz de prejudicar a qualidade de vida do indivíduo, a compulsão alimentar pode causar doenças relacionadas, como obesidade, problemas cardíacos e circulatórios, entre outros. Além disso, quem sofre com essa condição pode apresentar problemas de sono, infertilidade e dificuldade na hora de interagir com outras pessoas.
Em muitos casos, a compulsão é desencadeada por gatilhos emocionais. Seja ele uma situação constrangedora pela qual o indivíduo passou, privação de algo, relacionamentos abusivos e conturbados, crises de ansiedade ou depressão. Dietas muito restritivas também podem engatilhar comportamentos de compulsão.
Esse problema de saúde geralmente surge como uma forma de lidar com os afetos negativos e é comum que a pessoa não consiga se controlar. Além de consumir alimentos em excesso, quem sofre com compulsão alimentar come mais rápido do que o normal, geralmente evita se alimentar na frente de outras pessoas, sendo acometida por um forte sentimento de vergonha após a compulsão.
A compulsão alimentar pode ser causada por diversos fatores. No entanto, o transtorno é mais frequente em pessoas com problemas de autoimagem, que sofreram traumas emocionais e têm baixa autoestima. Para ser diagnosticada com compulsão alimentar, a pessoa precisa ter apresentado pelo menos um episódio por semana nos últimos três meses.
Estratégias para auxiliar o controle da compulsão alimentar
A compulsão alimentar costuma aparecer no final da adolescência ou fase adulta e a maioria das pessoas não consegue superar esse problema de saúde sem ajuda profissional. Por isso, o primeiro passo para lidar com esse distúrbio é procurar a orientação de um especialista. No entanto, há algumas estratégias que podem ajudar a controlar o impulso de comer exageradamente. Confira algumas:- Evite dietas restritivas
- Não pule refeições
- Tenha uma hidratação adequada
- Aumente consumo de fibras
- Evite junk foods
- Faça atividades físicas com frequência
- Priorize um sono de qalidade
- Mantenha um diário com os hábitos alimentares em dia.
- Refeições planejadas e organizadas fazem a diferença!
- Comer devagar é super importante.
Procure tratamento especializado com equipe multidisciplinar.
Em muitos casos, é necessário que a pessoa compulsiva seja acompanhada por especialistas como psiquiatra, nutricionista, nutrólogo, clínico geral, psicólogo, entre outros. O tratamento para a compulsão alimentar envolve diferentes tipos de terapia ou medicamentos que devem ser seguidos para aumentar a qualidade de vida e diminuir os sintomas compulsivos. Outro tratamento que ajuda muito é a Nutrição Comportamental que por meio de várias ferramentas, ajuda muito no controle da compulsão alimentar dos pacientes. Patrícia Brigagão Mendes Nutricionista Clínica e Comportamental Contato: 21 – 998444298 Instagram: PatriciamendesnutricionistaNotícias relacionadas