logoblog

Como lavar os alimentos?

 

Todo mundo já sabe as vantagens de uma alimentação saudável, rica em legumes e frutas. Porém, sem uma higienização correta, os nutrientes desses vegetais não serão tão bem aproveitados.

Muitas pessoas pensam que basta lavar em água corrente verduras, frutas e legumes para que estejam livres de microrganismos e apropriados para o consumo. Não é bem assim, lavar em água corrente remove apenas a sujeira mais aparente. Por isso, é essencial deixar a preguiça de lado e gastar mais tempo na limpeza dos alimentos. Uma vez contaminados, eles podem causar várias doenças  em sua família, principalmente entre crianças e idosos.

O ideal é escolher produtos feitos com hipoclorito de sódio. Eles são encontrados em supermercados, farmácias e alguns postos de saúde, e a embalagem explica como usar: normalmente são algumas gotas por litro de água, e deixam-se as frutas e hortaliças de molho por aproximadamente 15 minutos.  A água sanitária também pode ser utilizada para a desinfecção, sendo muito eficiente se respeitada a correta diluição: 1 colher de sopa para cada litro de água.


As seguintes etapas devem ser seguidas para uma adequada desinfecção de verduras, legumes e frutas, principalmente daqueles que comemos com casca e crus. A higienização envolve duas etapas:

1a ) Limpeza: Retiramos a sujeira que vemos
•    Remoção das partes estragadas ou “machucadas”.
•    Lavar bem água corrente. Se desejar, separe uma escovinha para uso em alimentos e utilize para retirar terra, larvas, entre outras sujidades mais aparentes.

2a )Desinfecção: Remoção dos microrganismos
•    Desinfetar em solução de hipoclorito de sódio por 15 minutos: 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio para cada litro de água ou, no caso de produto específico para a desinfecção, seguir as instruções do fabricante.
•    Enxaguar em água corrente.
•    Colocar em utensílio limpo e coberto, se não for consumir logo.

Caso você faça muitas refeições fora de casa, consuma verduras, legumes e frutas crus somente dos locais em que confia. Tendo dúvidas, pergunte sobre a forma como higienização é realizada. Fique atento! Os alimentos estão à nossa disposição para trazer benefícios à saúde, e não problemas.

 

Postagens Relacionadas

3 Respostas

  1. Doris
    | Responder

    Costumo fazer a higienização com vinagre (vinagre mesmo, não agrin). Coloco as folhas em uma vasilha e depois um jato de vinagre, que deve ser uma colher de sopa e deixo por 10/15 minutos. A água sanitária é mais eficiente?

    • Congelados da Sônia
      | Responder

      Olá Doris, tudo bem?

      A recomendação do Ministério da Saúde é que frutas que sejam comidas com casca e verduras e hortaliças consumidas cruas sejam higienizadas ficando de molho em soluções à base de cloro, e não no vinagre.

      O vinagre não é suficiente para matar os microorganismos. Sendo assim, você deve optar pelo produtos à base de hipoclorito de sódio e a água sanitária, na diluição recomendada (citada no post), é muito eficiente na higienização.

      Qualquer outra dúvida, estamos a disposição!
      Att, Equipe Congelados da Sônia

  2. sheila luna freire
    | Responder

    A alimentacao mais importante pra mim sao as verduras e legumes . As folhas sao sempre cruas e sem sal e quase sempre ate sem azeite.
    As frutas sao de suma importancia, principalmente, o mamao a laranja e o abacaxi. Nao vivo sem eles.

Deixe uma resposta