Como higienizar alimentos do jeito certo

 

Tomates dentro de aquário cheio de água
Crédito: Rachid Lamzah via Compfight cc

Todo mundo sabe da importância de lavar bem as saladas e frutas, mas será que você está fazendo isso certo? Para não restar dúvidas, reunimos aqui algumas dicas de como higienizar alimentos.

Frutas, verduras e legumes ficam expostos nos supermercados e feiras, por isso é muito importante fazer a limpeza correta. E a água corrente não é suficiente para retirar os microorganismos. Saiba o que fazer em cada caso.

Como higienizar alimentos

  • Verduras

As verduras devem ser bem lavadas para retirar terra, pedaços machucados da folha e larvas. Continuando o processo, é preciso deixá-las de molho em uma solução desinfetante por 30 minutos (ou de acordo com o rótulo do fabricante). Depois, é só lavar novamente em água corrente e consumir.

  • Legumes

O procedimento é o mesmo para as verduras. Se for comer com a casca, é importante esfregar com uma esponja própria sobre toda a extensão. Isso vai fazer com que você reduza possíveis resíduos de agrotóxicos. Depois, coloque de molho em solução sanitizante e pode consumir.

  • Frutas

Para a maioria das frutas, o procedimento é o mesmo dos legumes. Para as uvas, o cuidado é maior, é preciso lavar uma a uma, mas sem arrancar do galhinho.

Agora você está pronto para ter uma alimentação saudável de todas as formas, sem riscos de contaminação para você e sua família!

Fontes consultadas: revista Viva Saúde e site Minha Vida

Postagens Relacionadas

2 Respostas

  1. Acho sua abordagem correta e bem bacana, a higienização é um dos pontos mais importantes do processo de preparo dos alimentos.

    • Congelados da Sônia
      | Responder

      Verdade Sergio!
      Aqui, na empresa, a higienização é uma das nossas preocupações no preparo das refeições. =D

Deixe uma resposta