Importância das proteínas na hora de ganhar músculos

Além de manter uma alimentação equilibrada consumindo todos os grupos de alimentos, a prática regular de atividade física com acompanhamento de profissional da área é primordial para quem quer ganhar massa muscular. Todos os grupos de alimentos devem fazer parte do dia a dia de quem está preocupado em ganhar músculos de forma saudável. Carboidratos, proteínas e lipídios devem compor o prato diariamente.

As proteínas são substâncias que desempenham diferentes funções enzimáticas, hormonais, de defesa, entre outras. Especificamente em relação à nutrição (função estrutural), as proteínas são consideradas alimentos construtores, fundamentais para o desenvolvimento do cérebro e do organismo como um todo, incluindo os músculos. A ingestão inadequada de proteína, principalmente nos primeiros anos de vida, pode comprometer todo o desenvolvimento neurológico, motor e funcional do ser humano.

Uma dieta com excesso de proteínas pode contribuir para um rápido emagrecimento e ganho de massa muscular, porém existem complicações de saúde a médio e longo prazo. Quem escolhe pela “dieta da proteína” não deve fazê-la por prazo superior a uma semana. Os carboidratos não devem jamais ser excluídos da alimentação, muito pelo contrário, devem fazer parte da dieta tanto do praticante de atividade física quanto do atleta. O ideal é consumir todos os grupos de alimentos e não ter pressa em ganhar massa muscular, afinal nenhuma atividade em excesso não é saudável.

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