Como fazer um supermercado saudável?

Toda dieta ou alimentação saudável começa no supermercado. Mas como fazer compras saudáveis em meio há tantas variedades de coisas gostosas não saudáveis?

A primeira regra é priorizar os alimentos que você sabe o que está comprando. É melhor levar carnes congeladas, que você vê o que é, do que comprar uma carne processada (como empanados e embutidos).

A segunda regra é escolher alimentos mais frescos no lugar de semiprontos. É muito mais benéfico você preparar seus alimentos na hora como: uma salada, um arroz fresco e um grelhado. Dessa forma a qualidade da sua refeição pode chegar a 100%.

 Outra dica que seria ideal é fazer a compra mensal somente dos itens de limpeza e higiene, enquanto que itens alimentícios fossem feitos em compras semanais para estarem sempre frescos.

Confira algumas dicas para ter um carrinho mais saudável:

– Leguminosas: Feijão, ervilha, grão-de-bico e lentilha são fontes de proteína de origem vegetal e ricas em vitaminas do complexo B, potássio, fósforo e magnésio.

– Ovos: Fornecem proteínas, ferro, fósforo e vitaminas.

– Verduras e legumes: Ricos em vitaminas, minerais e fibras, devem estar sempre presentes, seja no almoço ou no jantar.

– Massas e pães: Fornecem grande parte da energia que o corpo precisa, pois são fontes de carboidratos. Prefira os integrais.

– Carne: A de boi, de frango e de peixe fornecem proteínas, ferro, fósforo, potássio e vitaminas. Prefira as carnes bovinas magras e intercale seu consumo com peixe e carnes de frango e de porco.

– Frutas: Devem fazer parte de todas as refeições, pois são fontes de vitaminas, minerais e fibras. Recomenda-se o consumo de ao menos três porções de frutas todos os dias.

– Azeite: Além de ser fonte de vitamina E, ajuda na redução do mau colesterol (LDL), por conter ômega 3. Priorize o azeite extra virgem, menos refinado e com maior riqueza nos compostos antioxidantes.

– Leite e derivados: Iogurte, queijos e coalhadas são fontes de cálcio, importantes para o tecido ósseo e ricos em proteínas. Os queijos brancos são mais saudáveis, pois contém menos gordura.

– Cereais: Arroz, aveia, trigo, centeio e cevada são fontes de carboidratos e energia, potássio e fósforo.

– Raízes e tubérculos: Batatas, mandioca, mandioquinha e inhame fornecem energia ao organismo.

Fique atento e boas compras!

Quer ganhar uma “Bolsa Reciclável Congelados da Sônia”? Então participe da nossa promoção.

Responda (neste post): “Carnaval tem gostinho de quê?

A melhor resposta do dia será a vencedora!

Postagens Relacionadas

Uma resposta

  1. Lucília Peroni Pereira
    | Responder

    Antigamente carnaval era lúdico, tinha gostinho de “Quero Mais”, hoje…já não sei mais…

Deixe uma resposta