Como fazer escolhas saudáveis para o verão ??

O verão é marcado por altas temperaturas e esse calorão todo exige cuidados redobrados. A nossa atenção deve se voltar para a alimentação, além da forma como praticamos atividades físicas.

E a sua preparação para o verão, como está?

Em relação à alimentação, a estação mais quente do ano precisa de um cardápio especial repleto de alimentos 100% naturais, que garantam muitas vitaminas, minerais e, claro, a constante hidratação do organismo.

Muito importante é aumentar a ingestão de água, já que durante os dias mais quentes a nossa transpiração aumenta e, com isso, o organismo perde nutrientes importantes – principalmente sais minerais – que equilibram e fortalecem o corpo.

Verão saudável: o que muda em nossa alimentação diária?

Algumas dicas importantes para aproveitar esta estação da melhor maneira possível, com o corpo saudável.

1. Faça trocas saudáveis: os alimentos gordurosos, como as frituras, por exemplo, devem ser trocados por gorduras do bem, encontradas no abacate, no coco, ovos, castanhas, linhaça e chia. Já os refrigerantes ou sucos prontos devem ser trocados por sucos naturais ou preparados com as polpas das frutas.
2. Diminua o consumo de sal: o consumo excessivo de sódio é um grande causador da retenção de líquido e ainda pode aumentar os níveis da pressão arterial, ajudando também no desenvolvimento das temidas celulites. Portanto, seu consumo deve ser moderado (5g por dia), ajudando a desfrutar do verão de forma saudável.
3. Consuma os alimentos em sua forma natural: frutas, legumes e verduras são melhores naturais, garantindo assim a absorção completa dos nutrientes contidos nesses alimentos. Além disso, durante o verão, quanto mais refrescante for a alimentação, melhor.
4. Prefira os carboidratos complexos: alimentos como batata-doce, inhame e mandioca (ou aipim), por exemplo, fornecem energia e mais nutrientes do que os pães e torradas que são fontes de carboidratos simples. Esses alimentos vão ajudar a ter mais disposição para enfrentar a rotina diária.
5. Beba muita água: manter o organismo hidratado é extremamente importante. Sendo assim, invista em água aromatizada, sucos naturais, água de coco e chás gelados para aumentar a ingestão de água durante o verão.
6. Realize refeições em ambiente calmo, prestando atenção nas escolhas alimentares.
7. Utilize ervas frescas e secas, elas dão vida aos pratos e fazem bem à saúde.
8. Mastigue bem os alimentos.
9. Faça atividade física regularmente, conforme orientação de um profissional.
10 Diminua o consumo de açúcar. Acostume-se com o sabor dos alimentos in natura.
11. Substitua o sorvete de massa e os demais doces por picolé de frutas.
12. Lembre-se de tirar a pele antes do preparo do frango, pois ela tem muita gordura. Prepare-o refogado, desfiado, assado ou grelhado. Evite as versões fritas e empanadas, que acumulam mais gordura.
13. Deixe seu macarrão à bolonhesa mais nutritivo: acrescente ao molho cenoura e beterraba raladas. Além de garantir uma coloração natural à massa, despista o paladar de quem não gosta de legumes.
14. Troque o peixe frito pela versão assada. Forre a assadeira com papel manteiga e acrescente o peixe marinado com ervas. Acrescente um fio de azeite, cubra com papel alumínio e leve para assar. Saboroso e livre da gordura da fritura.
15. Aprecie e agradeça o alimento diariamente.

Larissa Reis Coelho Amaro
Nutricionista Clinica.
Atendimento em consultório
Formada em Modulação Intestinal
@nutri.larissaamaro

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