TELEVENDAS: RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838 | SP (11) 4007-2196 (21) 9 9996-6578
Dicas saudáveis

Como cuidar dos cabelos durante a pandemia?

Muitas são as dúvidas sobre o que comer, o que fazer, o que é melhor para os cabelos, o que posso fazer para parar a queda que estou tendo, posso lavar os cabelos diariamente, o que fazer para ter um cabelo mais encorpado. Enfim, os pacientes que me procuram, principalmente neste período de pandemia, estão sofrendo tanto com as restrições que estão vivendo com um “novo normal”, como com as conseqüências sobre suas madeixas.

A perda de cabelos não está só ligada a genética, os problemas são multifatoriais. Medicamentos, patologias, estresse, alimentação, perdas, hormônios, entre outras razões.

Tenho observado na clínica, os pacientes que foram acometidos pela Covid-19, apresentam uma queda capilar em grandes proporções. Apesar de não haver abundante literatura sobre o tema, já que o vírus ainda é muito novo em nossas vidas, sabemos dos estragos capilares que a infecção viral traz e suas conseqüências para a saúde capilar.

Temos trabalhado com tratamentos anti-queda, reequilíbrio da microbiota do couro cabeludo e atuado com tecnologia e ativos específicos para auxiliar no tratamento da perda capilar.

Outra grande dúvida é sobre a lavagem dos cabelos. Devo lavá-los todos os dias? No momento atual, a resposta direta e objetiva é sim. A Covid-19 também pode se depositar na fibra capilar. Passar as mãos nos cabelos e depois levá-las para ajeitar a máscara, pode gerar contaminação da mesma, ou vice e versa, imagina sem a máscara de proteção. Por isso, é muito importante manter os fios de cabelo limpos e usar máscaras é claro.

Uma outra realidade, se aplica para as pessoas, principalmente que tem alopecia androgenética, que é um fator hormonal e não uma questão de hormônio. Ou perda capilar por Eflúvio, aquela queda que parece que nunca mais irá parar, em grande quantidade, costumam pela própria fisiologia da patologia e descontrole da microbiota, ficarem mais oleosos e produzirem mais sebo. A higienização diária, é recomendável.

Mas temos que ficar atentos: há que verificar a situação do couro cabeludo, o tipo de cabelo e os danos químicos e físicos provocados por uma simples higienização capilar. Nossa renovação celular, fotodegradação e fotoenvelhecimento é diária. Agressões internas e externas fazem parte das nossas vidas. Entender o que está acontecendo, que é feito através de uma criteriosa anamnese, fazer uma varredura no couro cabeludo e nos fios, decidir sobre o que adotar para o tratamento, assim com equipamentos necessários e procedimentos, são os atributos de um Tricologista.

Se você apresenta uma queda de cabelos, a quantidade diária que você verá no ralo será muito maior se você postergar os dias de lavagem. Não se trata que a lavagem fará seus cabelos caírem. ISSO É MITO! Os cabelos cairão na quantidade programada para o dia e isso dependerá do que você está inserida naquele momento. O que acontecerá é que se você passar de 24 horas, o acúmulo de fios que ficam na sua cabeça aparecerão no ralo, na escova etc. Já, se você higienizá-los diariamente, você terá a quantidade de 24hs e não de 48 ou 72 ou até pessoas que só lavam os cabelos uma vez por semana.

Estamos bem antenados nos tratamentos para couro cabeludo, com ação PREBIÓTICA (substrato para os microorganismos que trazem benéficos para a pele) e PROBIÓTICAS – Like (atuam na melhora da integridade, coesão entre as camadas e fortalece a função da barreira transpidermal, nome estranho, mas é a barreira que temos na pele para proteção também). Tão necessários a saúde dos tecidos, principalmente do couro cabeludo.

O importante não é só lavar. É com o que você lava e como.

dra sheila bellotti

Dra. Sheila Bellotti – Biomédica, Tricologista e Cosmetóloga.
Idealizadora do Centro Capilar Sheila Bellotti, atua há mais de 30 anos com equipe multidisciplinar na área da Tricologia.
Biomedicina – IBMR Centro Universitário RJ;
MBA em Cosmetologia – Escola de Ciência da Saúde UNIGRANRIO;
Terapeuta Capilar - Curso de Excelência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ UERJ
Membro da Sociedade Italiana de Tricologia
Esteticista Facial e Corporal - Escola Payot/ RJ
Docente convidada para ministrar sobre Tricologia, em cursos de Pós-Graduação em diversas instituições universitárias;
Colaboradora de diversos sites, livros e revistas.
Diversos cursos no Brasil e Exterior.
Centro Capilar Sheila Bellotti
-Condomínio do Edifício Island Personal Offices
Rua Dalcídio Jurandir, 255 – sala 247 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – Telefone: (21) 98236-0914
-Edifício A5 - Av. das Américas, 17150 Bl. 1 - sala 349 - Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro – RJ. – Telefone : (21) 98236-0914
compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

Postagens relacionadas

Light ou diet? Eis a questão de muita gente que deseja emagrecer

Outra dúvida muito comum entre os que não veem a hora de perder uns quilinhos e ficar com a saúde em dia e de bem com a pró

Leia mais

Cardápio Saudável para a Melhor Idade

A dieta saudável está indicada em todas as idades, mas é um fator ainda mais importante para a terceira idade. Pensando nessa

Leia mais

Que adoçante devo usar?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre que tipo de adoçante devem usar. Também é comum ouvir comentários sobre ev

Leia mais

faça parte da nossa comunidade

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

ENCONTRE-NOS POR AQUI TAMBÉM!

Rua São Luis Gonzaga, 2063, Benfica

Rio de Janeiro - CEP 20910-063


TELEVENDAS

RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838

SP (11) 4007-2196

(21) 9 9996 6578

2ª A 6ª - 9:00 ÀS 17:00