Categorias:
14 janeiro, 2014
Como anda a sua ansiedade?
A ansiedade pode ter alguns sinônimos como: aflição, angústia, medo, expectativa demasiada, excessiva excitação, entre outros. Ficar ansioso é normal e pode até ser necessário em algumas situações, mas devemos entender a ansiedade como um fenômeno que em alguns momentos nos beneficia e em outros prejudica.
A ansiedade não é considerada um problema, mas sim uma reação, porém, dependendo das circunstâncias ou da intensidade, a ansiedade pode impedir o indivíduo de reagir, paralisando-o. Isso é um sinal de que a ansiedade fugiu do controle e passou a dominar, prejudicando o cotidiano da pessoa. Nessa hora é necessária a ajuda de um profissional.
Como a vida atual nos acostumou com a rapidez e com respostas imediatas, estamos cada vez mais ansiosos e menos pacientes, sempre tensos e em movimento. São poucos os dias em que conseguimos deixar a expectativa de lado e relaxar.
Para fugir desse sentimento, não podemos passar a evitar situações, lugares, pessoas ou até negar a ansiedade e buscar uma fuga na comida. Muitos são os casos de pessoas que usam o alimento para aliviar a tensão, mesmo que a curtíssimo prazo. O problema é que a comida não irá resolver o problema e ele continuará existindo, causando ainda mais ansiedade, além de abalar a autoestima. É preciso desvincular a fome da ansiedade.
Existem diversos tratamentos para ansiedade, como as técnicas de relaxamento, exercícios que levam ao controle da atividade do organismo, como a meditação e a ioga, mas até o sono saudável e atividades prazerosas podem funcionar. O importante é não deixar de viver por causa da ansiedade.
Seguindo algumas dicas fica ainda mais fácil pra quem quer emagrecer, mas a ansiedade anda atrapalhando:
- Não tenha pressa para emagrecer.
- Estabeleça metas viáveis.
- Emagreça por você, não pelos outros.
- Preocupe-se com o processo, os resultados virão como consequência.
- Aumente as fontes de prazer. A comida é um prazer mas não o único. Não evite situações porque está acima do peso.
- Pratique atividade física. O melhor exercício é aquele que, mesmo cansado hoje, você sente vontade de fazer amanhã.
- Pratique alguma forma de relaxamento.
- Troque o regime pela orientação nutricional.
- Seja feliz enquanto emagrece. Não espere emagrecer para ser feliz.
Notícias relacionadas