TELEVENDAS: RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838 | SP (11) 4007-2196 (21) 9 9996-6578
Alimentação

Comida congelada: escolha para os dias modernos

A velocidade da vida moderna fez com que nossa rotina alimentar se adequa-se a ela. Com isso, damos preferência a alimentos práticos e refeições que descompliquem a hora da refeição, mas jamais podemos esquecer de aliar o consumo destes alimentos com nossa saúde.

E como escolher alimentos mais saudáveis que tragam praticidade e saúde? Esse é nosso desafio.

Procedência dos alimentos

Para se alimentar bem, é preciso saber de onde vem o que você consome e como esses alimentos são feitos. Conhecer o processo produtivo garante uma escolha de qualidade e saúde para você e sua família. É importante você saber que antes de chegar à sua mesa, os pratos da Congelados da Sônia passam por um processo rigoroso de seleção e produção que vai desde a escolha da matéria-prima e ingredientes, até o transporte adequado dos pratos. Ah e nossa cozinha é aberta à visitação, temos muito orgulho em compartilhar nossos segredos e mostrar nossa culinária light aos nossos clientes.

São todas iguais?

Até hoje algumas pessoas pensam que toda comida congelada é igual, ou ainda, que só possui um monte de conservantes químicos e sódio. Mas uma refeição congelada produzida com responsabilidade e ingredientes naturais trás inúmeros benefícios a saúde. Entre eles podemos citar as opções variadas de alimentos e vegetais que podem ser consumidos fora da safra, o controle de calorias e de outros nutrientes, principalmente o sódio, além da economia de água e tempo no preparo, entre outros benefícios, como a adesão a dieta por exemplo.

Com um cardápio semanal bem planejado, visando uma alimentação saudável e um emagrecimento gradativo ou somente por praticidade, a qualidade nutricional de uma refeição congelada pode surpreender você.

Tem muito sódio?

É muito importante observar a lista de ingredientes e o perfil nutricional (rótulo do produto). Nas refeições Congelados da Sônia não contém nenhum tipo de conservante químico. O conservante natural da comida é o frio empregado no congelamento e a manutenção da cadeia do frio até a entrega na casa do cliente. Não usamos realçadores de sabor nem temperos artificiais.

O sal adicionado nas refeições não tem função de conservação, por este motivo ele é usado apenas em quantidades saudáveis, fazemos um mix de sal marinho e sal light para oferecer um sódio controlado aos clientes.

Os ingredientes e matérias-primas são selecionados através de controles especiais, a manipulação dos alimentos é criteriosa com acompanhamento da nossa equipe técnica.

 Perdem-se vitaminas e minerais?

Motivos não faltam para escolher uma comida congelada saudável e prática, com a vida moderna e as várias atividades da mulher, praticidade é o que todos buscam. Mas e os nutrientes, como ficam no processo de congelamento?!

Para que os alimentos congelados mantenham as propriedades nutricionais preservadas, devemos ter cuidados especiais durante a escolha, manipulação, cozimento e armazenamento.

Mas escolher alimentos frescos e seguros faz toda a diferença, por esse motivo, temos todo um trabalho de escolha e compras dos alimentos os mais naturais possíveis.

Já a técnica de congelamento empregada deve ser preferencialmente a industrial - é o chamado congelamento rápido -, pois conserva as características sensoriais (textura, sabor e odor) do alimento inalteradas e aumenta a durabilidade do produto. Por se tratar de um processo tecnológico, o mesmo gera pequenos cristais de gelo, assim não causa dano nas células dos alimentos preservando os componentes inalterados e mantendo as características gerais das refeições, além de não ter o problema de "dar água" na comida. Em casa, o congelamento lento danifica as células dos alimentos, o que prejudica a textura e valores nutricionais, para minimizar estas perdas é importante manipular corretamente o que será congelado.

Reduzindo lixo e economizando água

Outra vantagem das refeições congeladas é a ausência de lixo na cozinha de casa, pois vegetais e proteínas demandam tempo de manuseio para o preparo, gasto de água para a higienização e cozimento, além de gerar muitos resíduos. Como você pode planejar o que irá comer, também não existem sobras de comida, mais um ponto positivo é a economia de alimentos. A economia também aparece no bolso, pois não existe necessidade de pagar um cozinheiro ou um empregado doméstico para cozinhar. O seu tempo também é valorizado, pois a lista do supermercado diminui apenas para compra de alimentos para café da manhã, lanches e frutas frescas.

Nutricionista – Gabriela Marcelino

Gabriela Marcelino

Mestranda do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia dos alimentos (IFRJ). Nutricionista formada pelo Instituto Metodista Bennett. Especialista em Gestão da segurança dos alimentos na cadeia produtiva de alimentos e bebidas pelo Instituto Senai de educação superior.
Formação técnica especial em processamento de frutas e hortaliças pelo Centro de tecnologia de produtos alimentares/Senai. Atualmente nutricionista responsável técnica na Congelados da Sônia.
compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

Postagens relacionadas

Esclarecimento sobre o uso de glutamato monossódico em nossas refeições

 Receber o feedback de quem compra um produto, ou utiliza um serviço, é muito importante para o crescimento e consolidaç&ati

Leia mais

Prato equilibrado: o que é, quais nutrientes não podem faltar e como montar o seu

Aceitei o desafio de escrever esta matéria especial para o blog da Congelados da Sônia, falando sobre como montar um prato equilibrado.

Leia mais

Conheça o queijo de cabra!

Alimento antigo, usado e consumido desde a época dos Faraós, o leite de cabra tem características nutricionais muito peculiares.

Leia mais

faça parte da nossa comunidade

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

ENCONTRE-NOS POR AQUI TAMBÉM!

Rua São Luis Gonzaga, 2063, Benfica

Rio de Janeiro - CEP 20910-063


TELEVENDAS

RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838

SP (11) 4007-2196

(21) 9 9996 6578

2ª A 6ª - 9:00 ÀS 17:00