Comida afetiva: saiba mais sobre esse conceito
Categorias:

7 agosto, 2024

Comida afetiva: saiba mais sobre esse conceito

Comida afetiva é a definição da tendência que vem ganhando destaque na gastronomia por nutrir não apenas o corpo, como também as emoções. Confira!

Você já parou para pensar que o ato de nos alimentarmos não está ligado apenas às necessidades do nosso organismo? E que ao cozinharmos, não estamos somente preparando um alimento, mas criando memórias e nutrindo sentimentos?

Pois é, a comida vai muito além de uma boa quantidade de nutrientes; ela desperta sentimentos, emoções, expõe nossos valores e nos transporta para momentos que nos enchem de nostalgia.

A chamada comida afetiva, comfort food ou culinária afetiva, é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço nos estabelecimentos gastronômicos e despertando em muitas pessoas o gosto por “colocar a mão na massa” e preparar receitas que lhes preenchem de sentimentos bons e criam (ou recriam) memórias deliciosas.

Neste blog, você vai saber mais sobre essa tendência gastronômica que combina sabores a sentimentos. Boa leitura!

O conceito de comida afetiva

Na correria do dia a dia acabamos nos alimentando sem sentir de verdade o gosto da comida ou prestar atenção às emoções que ela nos desperta. Quando estamos em algum estabelecimento com diversas opções culinárias e nos perguntam o que estamos com vontade de comer, a resposta por vezes é “tanto faz, aqui tudo é gostoso!”, mas se prestarmos mais atenção, vamos perceber que não é apenas o sabor que nos agrada, e sim, o que ele nos faz sentir.

Tem comidas que nos remetem a momentos ou pessoas queridas, o bolinho de chuva que deixa os domingos mais gostosos, aquela maionese deliciosa que só a sua vó sabe fazer, aquela receita simples da sua mãe, de arroz com carne moída, que aquece o coração e deixa o dia mais gostoso. E também tem as refeições veganas e vegetarianas, que expõem valores e ideologias.

Se o dia foi difícil, pode ter certeza que um bolo simples, como gosto de infância, já irá trazer a sensação de conforto e acolhimento para deixar tudo mais leve. Um dos melhores exemplos de comida afetiva é o panetone. Você já experimentou comê-lo em uma época que não seja o final de ano? É surpreendente como o seu sabor nos faz reviver o clima natalino.

A comida afetiva, que se resume em receitas simples e saborosas, tem se tornado cada vez mais importante na vida das pessoas. Muitos casais, ao comemorarem o aniversário de casamento, por exemplo, optam por preparar uma receita que era comum de apreciarem quando se conheceram. Já nos grupos de amigos, sempre há aquela pessoa que é chamada para preparar a mesma receita em todos os encontros. Mesmo que o preparo seja simples, quando ela faz, o sabor é especial. Essas experiências mostram como a comida pode despertar emoções e criar memórias inesquecíveis.

Preparar uma refeição, para si mesmo ou para outras pessoas, é sempre um ato de amor e, por isso, deve ser feito com muito carinho e dedicação.

Leve a comida afetiva para a sua mesa

Sem deixar de lado o fato de ser super necessário manter uma alimentação saudável, devemos nos alimentar de forma prazerosa.

Isso também vale para o preparo do alimento, já reparou como a comida fica mais saborosa quando os insumos são escolhidos com cuidado e a receita preparada com carinho? Geralmente é dessa forma que surgem os pratos que se tornam tradição nas famílias e que rendem boas lembranças.

Separamos algumas de nossas refeições que são recheadas de sentimentos e boas lembranças. Confira!

Macarrão da Tia Maria

Uma receita da nossa família, preparada com muito carinho em homenagem a todas as cozinheiras de mão cheia que marcaram a nossa história.

Macarrão do Tio João

Assim como o Tia Maria, é um prato temperado com carinho e admiração, que remete às receitas preparadas pelas nossas tias e avós.


Prato da Mamãe

O nome já diz tudo, é aquela refeição com sabor único, aquele que só as comidas preparadas pelas mães tem.


Comida afetiva, nutrição que vai além do corpo

O corpo é como se fosse o nosso templo e nutrí-lo com bons alimentos e sentimentos é essencial para que ele esteja sempre nas melhores condições.

Na Congelados da Sônia, você garante o melhor de dois mundos com o frescor da comida caseira e a praticidade das refeições congeladas, sem precisar se preocupar com a presença de substâncias nocivas.

Nossas refeições seguem um sistema rigoroso de produção e conseguimos desenvolver receitas seguras e saborosas para pessoas com diferentes restrições e necessidades alimentares.

Além disso, contamos com um processo de ultracongelamento que estende a validade das marmitas congeladas, mantendo a qualidade das texturas e dos nutrientes de nossas refeições sem precisar adicionar conservantes e aditivos.

Confira nosso cardápio e conte com a saborosa experiência de uma alimentação saudável, balanceada e segura!

Continue se informando sobre alimentação saudável com outros artigos do nosso blog e acompanhe nosso Instagram e Facebook para garantir ofertas deliciosas.