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Dicas saudáveis

Comer para emagrecer?





O que são alimentos termogênicos? Eles realmente ajudam as pessoas no processo de emagrecimento? Que alimentos podem ser considerados termogênicos?

Segundo as nutricionistas dos Congelados da Sônia, os alimentos termogênicos vêm sendo muito estudados, uma vez que eles possuem um efeito térmico (termogênese) capaz de induzir o corpo a gastar certa quantidade de energia durante o processo digestivo.

O efeito térmico do alimento varia conforme a composição da dieta, sendo maior após o consumo de carboidratos e proteína do que após a ingestão de gordura.

Quanto mais difícil a digestão, maior o valor termogênico do alimento e, por conseqüência, maior o gasto de calorias. Por outro lado, o alimento com baixo efeito térmico é consumido mais rapidamente e provoca um aumento no depósito de gordura.

Dentre os principais termogênicos em fase de pesquisa estão: pimenta vermelha, mostarda, gengibre, vinagre de maçã, acelga, aspargos, couve, brócolis, laranja, kiwi, cafeína, guaraná, chá verde, linhaça, gorduras vegetais, gorduras de coco e produtos derivados de chocolate.

Mas nunca é demais lembrar que você não pode se alimentar somente de termogênicos, pois isso, com certeza, causaria uma deficiência de outros nutrientes importantes.

Alguns alimentos termogênicos:

Pimenta-Caiena (pimenta-vermelha)

Estudo realizado no Instituto Politécnico de Oxford (EUA) mostrou que a pimenta aumenta o metabolismo em 20% e evidenciou sua propriedade de retirar gorduras das artérias.

Quantidade diária: 3 g, 2 vezes.

Gengibre

Trabalho feito na China apontou o aumento do metabolismo em 20% com seu consumo freqüente. Pode ser usado cru, refogado ou em forma de chá. Outra opção é bater no liquidificador com aipo, laranja, maçã ou com qualquer outra fruta.

Quantidade diária: 1 pedaço de 2 cm, 3 vezes.

Chá Verde

Reduz a absorção do açúcar no sangue, inibindo a ação da amilase (enzima responsável pela digestão dos carboidratos), além de favorecer o trânsito intestinal e acelerar o funcionamento do metabolismo.

Quantidade diária: 1 xíc. (chá) de 5 a 10 minutos antes das refeições.

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