Categorias:
24 agosto, 2022
Comer carboidrato à noite engorda?
Hoje em dia vemos que surgem diferentes tipos de modismos dentro da área de emagrecimento. Pessoas realizando dietas por conta própria e retirando alguns alimentos sem ao menos saber o porquê e se isso irá afetar a sua saúde.
Nós precisamos basicamente de três nutrientes no nosso dia a dia que são: proteína, carboidrato e gordura. Sim, carboidrato realmente precisa existir na nossa alimentação, sem medo algum.
Pois ele atua na nossa produção de energia, na recuperação da nossa musculatura, para o bom funcionamento do nosso cérebro e para conversão dos nossos hormônios. E por que retiram ele, um nutriente tão importante o funcionamento do nosso organismo?
O que nós Nutricionistas sempre falamos é que o grande problema atual é o consumo desenfreado de alimentos industrializados, muito pão industrializado, iogurtes industrializados, agrotóxicos e pesticidas, então a questão não é o carboidrato em si, e sim o excesso da quantidade ingerida durante o dia e o tipo de carboidrato escolhido.
Afinal, o que é carboidrato?
Arroz, batata, aipim, inhame, feijão, frutas, alguns legumes (chuchu, cenoura, beterraba, quiabo, vagem, abóbora), por exemplo. E esses bons carboidratos são totalmente diferentes de uma torta cheia de açúcar, um refrigerante lotado de açúcar e outros ingredientes artificiais... e em muitos casos não precisamos abominar um alimento fora da qualidade, e sim ajustar a frequência de consumo. Um exemplo: esse sábado terei uma festa de criança, e eu queria tanto comer um pedacinho de bolo. Se não tiver alguma doença que lhe proíba, claro que pode comer uma fatia fina, mas não leve para casa mais bolo. Se você comeu ali, sanou a vontade, então agora deixa para o próximo evento social que tenha. Isso não significa que irá comer algum carboidrato fora da qualidade na segunda, terça, quarta, quinta... Faça escolhas, quantifique, não exagere nem na quantidade nem no número de vezes na semana.Mas e comer carboidrato à noite?
Outra grande questão! Outro grande medo! Como foi falado acima, o carboidrato gera energia, por isso normalmente as dietas costumam ter menos quantidade desse nutriente na parte da noite, pois é um horário em normalmente as pessoas irão dormir. Então se o jantar foi realizado às 20h da noite e essa pessoa irá deitar para dormir às 22h, realmente não existe tanta necessidade de consumir algo que gera energia, e nesse caso o que mais queremos é ter pouca energia para conseguir dormir profundamente. Mas vamos dar um outro exemplo de uma pessoa que trabalhe na madrugada, um vigia noturno ou um enfermeiro dando plantão noturno, por exemplo. Nesses casos essas pessoas precisam sim ter carboidrato à noite, pois será o horário em que irão precisar de mais energia, elas necessitam ficar acordadas e com a mente em pleno funcionamento para trabalhar. Então, entendendo melhor esses detalhes, vemos que a individualidade é tão importante na nossa alimentação. Por isso o profissional Nutricionista sempre detalha cada necessidade de cada paciente, qual objetivo daquele tratamento e, assim, escolhe as melhores opções de carboidratos, as melhores qualidades, distribuindo a quantidade correta para sua taxa metabólica basal, além de distribuir esse carboidrato ao longo do dia da maneira em que precisa ter mais energia. Pense que somos seres únicos! E por isso na Nutrição sempre irá existir um: depende do seu caso, ou em qual horário? São as perguntas mais feitas pelo profissional. Nutricionista Liliam Teixeira Francisco - CRN 2001100044-3 Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) Membro da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade) Especialista em Nutrição Materno-Infantil Site: www.liliamfrancisconutri.com.br Instagram: @draliliamfranciscoNotícias relacionadas