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Alimentação

Começou o inverno! Veja dicas sobre o que comer no frio

Época de temperaturas geladas, de preguiça e porque não: de comida!

Muitos hábitos são modificados nessa época e nem percebemos. Sentimos mais fome porque nosso corpo gasta mais energia para manter nossa temperatura. Comumente beliscarmos com mais frequência e também desenvolvemos uma preferência por alimentos mais calóricos. São adaptações fisiológicas naturais do nosso corpo. E está tudo bem.

Para deixar vocês mais tranquilos, separei algumas ideias deliciosas para ajudar a manter uma boa alimentação.

As saladas frias já não parecem tão apetitosas nessa época, não é verdade? Uma boa alternativa para não deixar de consumir hortaliças é procurá-las em pratos quentinhos. Por exemplo: legumes cozidos ou assados e folhas refogadas (como couve, brócolis, chicória e celga). Também é possível inserir hortaliças em preparações do nosso dia-a-dia. Já experimentou panqueca de ovo e espinafre? Ou um quiche recheado com brócolis e queijo? Ou chips de legumes?

Sopas são sempre bem vindas, porém para garantir a saciedade, procure aquelas que contenham proteínas como músculo desfiado, frango em cubos ou ovos cozidos, por exemplo. Lembra das especiarias: curry, páprica, louro, pimentas... elas dão um toque especial e saudável.

Chás dão aquela aquecida no corpo, principalmente a tarde e antes de dormir. No inverno deixamos de beber água e muitas vezes a “fome” na verdade é um sinal de desidratação. Por isso, o chá é uma alternativa mais saborosa para manter o consumo adequado de líquidos. Que tal provar um novo? Algumas ideias:

*Camomila com laranja

*Maçã e canela

*Gengibre, limão e mel

Antes de beliscar, pense criticamente. Muitas vezes o corpo só precisa parar um pouco. Levanta da sua mesa, dê uma boa espreguiçada, faça um chazinho e reflita se precisa mesmo de comida. Se precisar, tudo bem. Coma devagar, saboreie a comida e não precisa ter medo. Dá sim para passar pelo inverno de forma equilibrada! 

Separei algumas receitas das sugestões acima para você provar.

SOPA DE MANDIOQUINHA COM MÚSCULO

Ingredientes: 350g de músculo ou paleta em cubos pequenos (veganos: substituir por cogumelo shitake fresco), 2 colheres (sopa) de óleo, 1 litro de água, 1 folha de louro, 3 xícaras (chá) de mandioquinha em cubos, 2 xícaras de cenoura em rodelas, sal, pimenta, 1 cebola grande picadinha, 2 dentes de alho picados, cebolinha.

Modo de preparo: Aqueça o óleo, coloque a carne (ou shitake) temperada com sal e deixe dourar. Acrescente a cebola e o alho, refogue. Adicione o louro, a mandioquinha, cenoura e tempere com sal e pimenta. Cubra com água e deixe cozinhar. Finalize com a cebolinha

CHIPS DE LEGUMES

Ingredientes: Essa receita pode ser feita com batata doce, batata baroa, jiló, abobrinha, beterraba, inhame, batata inglesa, azeite, sal a gosto.

Modo de preparo: O segredo para essa receita e cortar o mais fino possível e de maneira uniforme, se quiser use um fatiador ou processador. Espalhe o legume já cortado em um tabule coloque um fio de azeite e sal. Coloque para assar em fogo baixo 140ºC. Dessa forma eles desidratam por igual e ficam bastante crocantes. Você também pode fazer na airfyer, geralmente 10 minutos são suficientes.

DICA: Acrescente os temperos que gostar: alecrim, páprica, pimenta, curry e tomilho.

QUICHE DE BRÓCOLIS E QUEIJO

Para a massa: 1 xícara e 1/2 de farinha de trigo integral, 100 g de manteiga, 1/2 lata de creme de leite sem soro, 1 colher de chá de sal, 1 colher de chá de fermento em pó.

Modo de preparo: Em um recipiente, coloque a farinha, a manteiga, creme de leite (sem soro), o sal e o fermento. Misture com as mãos. Sove sobre superfície levemente enfarinhada. Deixe descansar por 10 minutos Distribua a massa em uma assadeira redonda. Fure com auxílio de um garfo toda a superfície e leve ao forno 200° graus por 10 minutos (pré-asse a massa). Retire do forno e espalhe o recheio de preferência. Volte no forno por 15 minutos para gratinar.

Para o recheio: Espinafre com queijo minas.

Modo de preparo: Em uma frigideira, refogue alho e cebola. Adicione o espinafre e mexa até ele murchar. Deixe esfriar completamente. Bata 2 ovos e 1 e 1/2 xícara de creme de leite fresco. Depois, misture 1 xícara de queijo minas picado. Tempere com sal e pimenta a gosto. Recheie a massa.

Com carinho,

 

Ronimara Santos

Pesquisadora doutoranda em Alimentação, Nutrição e Saúde (UERJ) e Mestre em Nutrição (UERJ)
Atendimentos: Tijuca - R. Eng. Enaldo Cravo Peixoto, 105/608 e em Icaraí - R. Miguel de Frias, 206/401.
Tel: (21) 97681-9313 / Facebook: Ronimara Santos Nutrição Clínica / Instagram: @roni_nutri
https://ronimaras.wixsite.com/nutri

 

 

 

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