Categorias:
18 maio, 2011
Começar a formar hábitos alimentares corretos desde cedo: segredo para uma vida mais saudável
Desde bebê já costumava levar o meu filho a feira livre, supermercado e sacolão e fazia questão de que ele tocasse nos alimentos, sentisse seu odor e textura, afirma a Dra. Celiane Gonçalves. Depois levávamos alguns destes alimentos para serem consumidos em nossas refeições. Se a criança participa desde cedo da escolha dos alimentos, se ela se aproxima, se toca nos alimentos e participa de sua aquisição e preparo, certamente se sentirá mais motivada a consumir o que ajudou a escolher. Consumir estes alimentos se torna um hábito, aliás, um excelente hábito. Como resultado desta prática que iniciou quando o seu filho era ainda bebê e ao ter sempre uma grande diversidade de frutas, legumes e verduras à mesa, seu filho hoje come praticamente todos os tipos de alimentos. Em uma refeição, consome até 7 tipos diferentes de vegetais, aceita todas as frutas e só consome suco de frutas porque não gosta de refrigerante ou outras guloseimas. Não significa agir com radicalismo, mas a persistência é a base para a formação de bons hábitos.
Mas para quem tem pouco tempo durante o dia por levar uma vida corrida e agitada ou para quem procura praticidade, certamente comprometerá a formação de bons hábitos alimentares na infância e adolescência se não buscar alternativas para uma boa alimentação. Hábitos são sempre difíceis de mudar, particularmente na idade adulta.
Conheço pessoas que pouco oferecem frutas ou verduras aos seus filhos, pois não gostam de consumir estes alimentos ou tem preguiça de preparar. Se a criança não vê estes alimentos no dia a dia em sua mesa e é acostumada a consumir guloseimas, alimentos muito refinados, alimentos açucarados, pobres em fibras e alimentos gordurosos, ela já está sendo vítima da formação de maus hábitos alimentares, terá cáries com muito mais freqüência e também poderá desenvolver constipação intestinal (prisão de ventre), sem contar que estará propensa a ganhar peso com maior facilidade em decorrência dos maus hábitos adquiridos desde a infância.
O primeiro passo para a construção de bons hábitos alimentares é querer mudar e buscar apoio de profissional adequado, como o nutricionista, que poderá orientar o cliente em seu próprio domicílio, sem a necessidade do cliente se deslocar até o consultório. Conhecer mais sobre os diferentes grupos de alimentos é fundamental. Saber fazer escolhas de alimentos mais saudáveis e evitar os alimentos mais prejudiciais para a saúde precisa fazer parte da rotina de uma pessoa ou de sua família, para que todos tenham mais saúde e qualidade de vida. A procura por um Personal Diet (ou nutricionista pessoal) que realiza atendimento nutricional domiciliar é uma boa alternativa.
Dra. Celiane Gonçalves é nutricionista desde 1989 e conferencista. Possui MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (ISAE-FGV/PR), é pós-graduada em Imunologia (UFPR) e Nutrição Clínica (UFPR). É assessora de marketing e ministra cursos, treinamentos e palestras na área da saúde. É apoiadora do curso Master Mind Treinamentos de Alta Performance sobre Liderança, Inteligência Interpessoal e Comunicação Eficaz em Florianópolis/SC.
[email protected]
www.celianegoncalves.com
Notícias relacionadas