Coma e seja feliz!

Ter a sensação de prazer ao comer uma comida gostosa não é nenhuma novidade, mas você sabia que existem diversos estudos, como os realizados pelo Food and Mood Institute, que provam cientificamente que a alimentação pode influenciar diretamente em nosso humor e saúde mental? Pois é, alguns alimentos podem dar muito mais que o simples sabor, eles tornam nossas vidas mais felizes.

Entre os benefícios que determinados alimentos podem proporcionar ao nosso humor, está a diminuição da ansiedade e da tristeza.  Isso acontece por conta de propriedades que estimulam a produção e a liberação de neurotransmissões que, por sua vez, geram sensações de prazer e bem-estar. A variação de humor pode ser provocada por inúmeros motivos, mas sem dúvidas os hábitos alimentares saudáveis e equilibrados ajudam quem tem fome de bom humor.

Os neurotransmissores mais importantes para o nosso humor são a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. A primeira é responsável pela regulação do humor e a sensação de bem estar, ela pode ser produzida pelo consumo de carboidratos e alimentos ricos em triptofano como carnes magras, peixes, leguminosas, amendoim, chocolate amargo, veia e frutos como a banana.

Já as outras duas substâncias, dopamina e noradrenalina, proporcionam energia e disposição para levarmos o dia de maneira mais ativa. Elas são produzidas pelo nosso organismo a partir do consumo de alimentos como peixes, carnes magras, leguminosas, ovos, leite, queijos magros, tofu e iogurtes desnatados.

Outros elementos como zinco, magnésio, selênio e ácido fólico também atuam na transmissão de estímulos nervosos, na produção de energia e síntese de serotonina, e podem ser encontradas no gérmen de trigo, oleaginosas, vegetais de folhas verdes escuras, peixes, carnes vermelhas e cereais integrais. Existem diversos tipos de alimentos que melhoram nosso humor e, consequentemente, nossa qualidade de vida. Então, não se deixe levar pelo estresse e pratique a boa alimentação, você só tem a ganhar!

Postagens Relacionadas

Uma resposta

  1. Antônio Ribeiro Dias
    | Responder

    Execelente Post, Parabéns! É vital que todos tenham uma boa alimentação, principalmente as gestantes. É muito importante que a Saúde da Mulher seja levada a serio!

Deixe uma resposta