Categorias:
18 abril, 2011
Chocolate saudável na Páscoa
Na hora de escolher os ovos de Páscoa ou outros tipos de chocolate, é bom levar em conta algumas dicas básicas.
Dê preferência ao chocolate mais escuro, que contém mais cacau e menos açúcar do que o chocolate ao leite (mais claro). Em geral, quanto mais amargo, melhor para a saúde é o chocolate, por causa da maior presença de cacau.
Em sua maioria, os ovos de Páscoa e os outros tipos de chocolate à venda nas prateleiras dos supermercados são preparados com muito açúcar e gorduras – e baixo percentual de cacau.
Porém, se consumidos em excesso, os chocolates, mesmo os escuros, podem trazer problemas futuros, como o aumento do peso e das taxas de colesterol ruim no organismo.
Se a pessoa exagerou na Páscoa, na semana seguinte o ideal é comer alimentos mais leves como frutas ricas em fibras e beber bastante água para hidratar o corpo. Além disso, deve-se dar preferência a refeições com carne branca, legumes e saladas, sempre fazendo uso de carboidratos integrais.
Outras dicas são fazer atividades físicas (sempre com o acompanhamento de um profissional de saúde especializado) e, se a “culpa” for muito grande, procurar um nutricionista para saber se não é o caso de fazer uma dieta de desintoxicação.
Notícias relacionadas