Chega de fome! Treine a ansiedade

É muito comum as pessoas confundirem ansiedade com fome. Nessas ocasiões, somos regidos automaticamente por um impulso que nos leva a comer alimentos que gostamos muito, que causam prazer. Isso pode levar a compulsões alimentares, pois não conseguimos parar de buscar guloseimas e beliscar, passando a abolir o que é mais importante, as refeições básicas.

Para te ajudar controlar a ansiedade e se alimentar de forma saudável, preparamos uma lista de dicas para melhorar a sua saciedade.

Coma devagar – Os sinais de saciedade são exercidos por substâncias químicas liberadas pelas células do trato digestivo que, como hormônios, são liberados na corrente sanguínea e alcançam os centros cerebrais que regulam fome e saciedade. Quando comemos muito rápido, não damos tempo para que a saciedade ocorra.

Faça refeições em intervalos regulares – ao pular uma das refeições, passamos muitas horas sem nos alimentar e isso simplesmente inviabiliza uma próxima refeição normal.

Evite ingerir refeições volumosas – estas refeições condicionam nossa saciedade a uma ingestão sempre de grande volume de alimentos, fazendo com que só nos sintamos satisfeitos, quando nosso estômago estiver muito cheio. Isso acaba por criar um hábito de comer muito e só sentir saciedade quando ultrapassamos os limites.

Não troque refeições por doces – esse comportamento pode resultar na carência de nutrientes e fome crônica, uma vez que os doces são rapidamente absorvidos e elevam a produção de insulina muito rapidamente. Esse hormônio reduz o tempo de saciedade, resultando em sensação de fome precoce.

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