Chega de confusão: diferença entre diet e light

Quando os alimentos Diet começaram a ser vendidos, a maioria dos consumidores associaram esses produtos como sendo de baixo valor calórico e dessa forma, permitido para as pessoas que precisam perder peso. Depois, vieram os light e a confusão se formou.

Diabéticos, hipertensos, pessoas com nível de colesterol alto ou com excesso de peso podem consumir o mesmo alimento diet ou light? Diet e light viraram “sobrenome” de diversos alimentos, mas o que de fato os diferenciam?

Alimentos Diet:

De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o termo só pode ser aplicado aos alimentos destinados às dietas com restrição de nutrientes como carboidrato, gordura, proteína ou sódio. Os alimentos diet são especialmente formulados para grupos da população que apresentam condições fisiológicas específicas.


É importante que fique claro que nem todos os alimentos diet apresentam diminuição na quantidade de calorias e, portanto, devem ser evitados pelas pessoas que querem emagrecer. Uma boa forma de entender isso é usando o chocolate diet como exemplo.

No caso do chocolate diet, o açúcar é substituído pelo adoçante. Para preservar a consistência e torná-lo mais palatável, o fabricante muitas vezes adiciona gordura à fórmula e por isso o valor calórico aumenta. Isso faz com que o produto seja indicado para diabéticos, mas não para quem tem como objetivo o emagrecimento.

Alimentos Light:

A definição de alimento light deve ser empregada nos produtos que apresentem redução mínima de 25% em determinado nutriente ou calorias quando comparado com a versão convencional do mesmo produto. Dessa maneira, a primeira diferença entre o alimento diet e light está na quantidade permitida de nutrientes.

A segunda diferença é consequência da primeira: o alimento light não é necessariamente indicado para pessoas que apresentam algum tipo de patologia que exija a exclusão de determinado nutriente da dieta. Em alguns casos isso até pode ocorrer e os refrigerantes light são um exemplo disso. Por serem isentos de açúcar, os diabéticos podem consumir.

Para finalizar, ainda vemos por aí os alimentos “zero”. Assim como os “diet”, estes alimentos são caracterizados pela exclusão total de algum componente. Pode ser Zero Açúcar, Zero Sódio, Zero Gordura, entre outros. Quando um alimento é zero por isenção de açúcar, pode ser consumido pelo diabético.

É muito fácil se confundir; por isso, leia os rótulos com muita atenção. Compare os produtos light e diet com os alimentos convencionais. É muito importante verificar se eles atendem às suas necessidades.

Postagens Relacionadas

12 Respostas

  1. miriam marialva
    | Responder

    Sou diabetica insulino dependente e preciso emagrecer.Qual o melhor cardapio para mim?Grata

    • Congelados da Sônia
      | Responder

      Olá, Miriam!

      Sempre pensando em oferecer uma alimentação saudável e equilibrada, dessa vez selecionamos em nosso cardápio os pratos mais indicados para quem precisa controlar os níveis de açúcar do sangue (glicemia). Os pratos estão sinalizados em nosso site com a sigla DM (Diabetes Mellitus). (Somente não são aconselhados os seguintes produtos: Pão de Mel e Petit Gateau. Não aconselhamos também as Dietas Prontas.)

      Uma sugestão é o Pacote Baixa Carga Glicêmica, com 14 refeições numa semana, especialmente para este fim. Sabemos que a conduta nutricional deve ser individualizada de acordo com as características e especificidades do paciente, por este motivo esta seleção é apenas uma sugestão. Nesta seleção de pratos não entra: massas com farinha refinada, arroz branco, farinha de rosca e vegetais do grupo C (batata, inhame, aipim, mandioquinha, etc.). Os nossos pratos contêm arroz e macarrão integral, maiores quantidades de fibras e possuem carga glicêmica até 18. Através dos valores nutricionais de cada prato, você pode visualizar a quantidade de carboidratos, fibra e gordura total, informações importantes para quem faz controle do DM.

      Os outros pratos do cardápio podem ser consumidos desde que você possua acompanhamento nutricional individualizado. Lembre-se, o controle da glicemia, reeducação alimentar, controle do peso ideal e prática de atividades físicas são alicerces para conviver com a DM.

      O mais importante é que você consulte o seu médico e analisem juntos as nossas sugestões.

      Att,
      Equipe Congelados da Sônia.

  2. miriam marialva
    | Responder

    Sou diabetica insulino dependente e preciso emagrecer.Qual seria o melhor cardapio no meu caso?grata

    • Congelados da Sônia
      | Responder

      Olá, Miriam, tudo bem?
      Todas as refeições Congelados da Sonia®, com a sigla DM, são adequadas para o uso de pessoas diabéticas. Somente não são aconselhados os seguintes produtos: Pão de Mel e Petit Gateau. Não aconselhamos também as Dietas Prontas.

      Sempre pensando em oferecer uma alimentação saudável e equilibrada, dessa vez selecionamos em nosso cardápio os pratos mais indicados para quem precisa controlar os níveis de açúcar do sangue (glicemia). Os pratos estão sinalizados em nosso cardápio e site com a sigla DM (Diabetes Mellitus).

      Além disso, agrupamos 14 refeições numa semana a que chamamos Pacote Baixa Carga Glicêmica, especialmente para este fim. Sabemos que a conduta nutricional deve ser individualizada de acordo com as características e especificidades do paciente, por este motivo esta seleção é apenas uma sugestão.

      Nesta seleção de pratos não entra: massas com farinha refinada, arroz branco, farinha de rosca e vegetais do grupo C (batata, inhame, aipim, mandioquinha, etc.).
      Os nossos pratos contêm arroz e macarrão integral, maiores quantidades de fibras e possuem carga glicêmica até 18.

      Abraços,
      Equipe Congelados da Sônia

      Através dos valores nutricionais de cada prato, você pode visualizar a quantidade de carboidratos, fibra e gordura total, informações importantes para quem faz controle do DM.
      Os outros pratos do cardápio podem ser consumidos desde que você possua acompanhamento nutricional individualizado.

      Lembre-se, o controle da glicemia, reeducação alimentar, controle do peso ideal e prática de atividades físicas são alicerces para conviver com a DM.

      O mais importante é que você consulte o seu médico e analisem juntos as nossas sugestões.

  3. denise pinheiro
    | Responder

    Eu estou com o colesterol e o triglicerídeo muito alto. Pergunto eu devo consumir o chocolate em pó diet ou light. Estou confusa.

    • Congelados da Sônia
      | Responder

      Oi Denise, tudo bem?

      A melhor opção é o Diet ou Zero, pois terão o menor teor de carboidratos e não terão açúcar simples. É importante consumir com leite desnatado. O achocolatado Zero da Linea é adoçado com sucralose. Tem da marca Gold também.

      Att,
      Equipe Congelados da Sônia

  4. Maria Elizabeth Castilho Taveira
    | Responder

    Gostaria de saber quais os cardápios mais adequados para o emagrecimento, controle do colesterol e triglicerídios.
    Estou confusa para escolhê-los
    Grata,
    maria Elizabeth

    • Congelados da Sônia
      | Responder

      Olá Maria Elizabeth, tudo bem?

      Além do colesterol e triglicerídios altos, caso você não tenha nenhuma outra restrição médica ou intolerância a algum alimento, sugerimos que inicie o processo de perda de peso pelos Pacotes Semanais Light e aptos ao controle de colesterol (1ª, 2ª, 3ª e 4ª Semana) → http://bit.ly/GXV4X0 . Eles são compostos de almoço e jantar para 7 dias. São acompanhados de orientações e sugestões para o café da manhã, lanche e ceia. Devem ser consumidos progressivamente e são os mais indicados pelos médicos e nutricionistas.

      Obrigado pelo contato e estamos a disposição!

      Att,
      Equipe Congelados da Sônia

  5. sheila luna freire
    | Responder

    Este assunto e sempre confuso. Confesso que vivo me confundindo entre ligth e diet. E e confuso quando tenho que ir fazer minhas compras. Perco sempre muito tempo com esta polemica.

    • Congelados da Sônia
      | Responder

      Olá Sheila, tudo bem?

      É muito comum ficar confusa. Como foi dito, pense primeiro no seu objetivo ao comprar tal produto e leia os rótulos. Caso esteja seguindo alguma dieta de emagrecimento, o light será provavelmente o produto que irá atendê-la melhor por apresentar redução calórica, na maioria dos casos. O diet atende normalmente a quem tem alguma patologia e retira da sua composição o nutriente que pode prejudicar o controle da doença. Nem sempre é menos calórico.

      Obrigada pela visita e comentário.
      Estamos a disposição!

      Att,
      Equipe Congelados da Sônia

      • Jéssica Borges
        | Responder

        Muito esclarecedor pois muitas pessoas ficam com essa dúvida, qual alimento é o ideal…então é só focar no objetivo e seguir em frente. Obrigada.

        • Congelados da Sônia
          | Responder

          Jéssica, ficamos realmente muito felizes por estar, de alguma forma, ajudando e esclarecendo algumas dúvidas do dia a dia!

          Obrigada por nos acompanhar!

          Att,
          Equipe Congelados da Sônia

Deixe uma resposta