Castanhas: gorduras do bem

Alimentos práticos e saborosos, as frutas oleaginosas têm uma gordura de ótima qualidade, que ajuda a manter os níveis do bom colesterol (HDL).

Mas o que são frutas oleaginosas? São sementes bastante ricas em nutrientes, como o zinco, o selênio, o fósforo e o ômega 3. Fazem parte desse grupo a amêndoa, avelã, castanha-de-caju, castanha-do-pará, nozes, entre outras.

Apesar do seu alto teor calórico, as oleaginosas são ricas em substâncias que trazem inúmeros benefícios à saúde. São chamadas de “gorduras do bem”, pois trazem em si, além de vitaminas e minerais, gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, fundamentais para o funcionamento do organismo. Essas gorduras possuem ação antioxidante, diminuem o colesterol e evitam formação de placas de gordura no sangue.

Os ganhos à saúde, com a ingestão recomendada de alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, já são bastante conhecidos. Estes compostos atuam de várias maneiras, como na prevenção de problemas vasculares, trombose, aterosclerose e reduzindo o colesterol total.

Recentes pesquisas relacionam uma dieta rica em frutas oleaginosas a significativas melhorias também no funcionamento do cérebro.

Vale lembrar que, apesar dos benefícios trazidos pelo consumo dessas “gorduras do bem”, esses compostos devem ser ingeridos com moderação, uma vez que podem causar o efeito contrário em quem está tentando emagrecer.

Para quem quer manter uma dieta, é bom ficar de olho na quantidade ingerida para não exagerar. Mas o bom das frutas oleaginosas é que elas aumentam a saciedade. A porção ideal varia de 6 a 8 unidades por dia. Deve-se lembrar, ainda, que a quantidade varia de acordo com o indivíduo e depende dos objetivos a serem alcançados, de doenças, entre outros fatores.

É importante buscar uma orientação nutricional em casos específicos de doenças, mas o importante, para quem busca uma vida saudável, é não deixar de consumir e nem consumir em excesso.

Dicas: As frutas oleaginosas podem ser consumidas como lanches ou adicionadas a saladas. Só não esqueça de sempre variar os alimentos

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta