Cardápio fitness: como aliar alimentação saudável aos treinos

A alimentação saudável é uma poderosa aliada para quem deseja ganhar saúde a longo prazo e praticar atividades físicas em busca de uma melhor qualidade de vida. Seja para perder peso ou ganhar massa muscular, o cardápio fitness deve ser desenvolvido de acordo com as necessidades e objetivos de cada um, além de contribuir para os resultados dos treinos.

Com receitas fáceis e saborosas, o cardápio fitness tem o objetivo de auxiliar a pessoa que pratica atividades físicas regulares a alcançar resultados de forma eficiente e saudável.

Em geral, é indicado consultar um nutricionista para a elaboração de um plano de acordo com o porte físico, os objetivos, o tipo de atividade física a ser praticada e as necessidades de cada um. Toda atividade física deve ser realizada sob supervisão do profissional de educação física.

Porém, os principais desafios de uma vida saudável são a falta de disciplina e a dificuldade de seguir uma alimentação equilibrada no dia a dia, pois a rotina atribulada faz com que as opções menos saudáveis sejam mais práticas do que cozinhar todos os dias.

Uma forma de se preparar e evitar imprevistos que colocam em risco a saúde e os objetivos é optar por marmitas fitness congeladas. Assim, se você tiver sempre uma opção saudável e saborosa no congelador, as chances de pedir um delivery de fast food para o jantar diminuem.

Em um cardápio saudável e equilibrado, os principais alimentos a serem evitados são:

  • Cereais refinados, como arroz branco e farinha de trigo branca, presente em alimentos como o pão branco ou o macarrão branco. Esses alimentos promovem o aumento dos níveis de glicose e do hormônio insulina no sangue, contribuindo para o aumento do apetite e ganho de gordura corporal;
  • Açúcar, presente em doces, sorvetes, gomas, chocolates ou sucos de caixinha e em pó. O excesso de açúcar na dieta favorece o aumento da fome e a desregulação da insulina e aumento da glicose no sangue, gerando a fome e o ganho de peso;
  • Alimentos ricos em gordura, como margarina, manteiga, bacon, carne vermelha (boi, cordeiro, porco), chocolates e frituras em geral. Esses alimentos são ricos em calorias que dificultam o emagrecimento e prejudicam a saúde a longo prazo.
  • Alimentos industrializados, como molhos prontos, refrigerantes, biscoitos, pão de forma, temperos prontos, pizza ou refeições do tipo fast food, assim como bebidas alcoólicas.

Alimentos para incluir em um cardápio fitness

  • Proteínas magras, como ovos, frango, tofu ou peixes de carne branca, como a tilápia, o namorado e o robalo;
  • Cereais integrais, como arroz integral, aveia em flocos, quinoa ou pão integral;
  • Frutas frescas, como laranja, mamão, pera, maçã, caju, goiaba, melão e similares;
  • Vegetais frescos, como alface, tomate, cenoura, abobrinha, espinafre e similares;
  • Gorduras saudáveis, como azeite, sementes de linhaça, de chia, de abóbora, nozes, castanha do Pará ou avelã;
  • Leguminosas, como soja, feijão, grão de bico ou lentilha;
  • Chás, como camomila, hortelã, erva doce ou capim limão.

Outros alimentos que podem ser incluídos são o café, chá verde, canela, maçã peruana, gengibre, cacau em pó ou pimenta vermelha, que têm propriedades termogênicas. Assim, auxiliam acelerando o metabolismo e contribuem com o emagrecimento, quando aliados a atividades físicas. Lembre-se que o sal deve ser reduzido no dia a dia.

Por que comprar marmitas fitness congeladas?

Essa opção é muito utilizada por pessoas que não têm tempo, habilidade ou vontade de pensar em um cardápio, comprar os ingredientes, preparar a refeição da semana e lavar a louça ao final.

Você pode pedir um kit de marmitas fitness para a semana inteira e aproveitar toda a variedade de sabores sem prejudicar seu projeto fit.

Kit de marmitas fitness

Aqui na Congelados da Sônia, os kits de refeições saudáveis podem ser armazenados em freezers comuns na quantidade ideal para sua necessidade até o momento do consumo.

Você pode fazer o seu pedido em nosso site de refeições para a semana ou o mês inteiro, mantendo um planejamento que é fundamental para o cumprimento de dietas.

E se você tem pouco espaço para armazenar os alimentos, na Congelados da Sônia as entregas podem ser agendadas em lotes, ajudando você a manter diversas opções de alimentos saudáveis sempre à disposição.

Se você faz atividades físicas e busca um cardápio fitness, confira nosso kit de marmitas semanais. Os pratos são elaborados por um time de nutricionistas especializados e preocupados com a sua saúde. Acesse nosso site e conheça todas as opções.

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