Cabelos no inverno sofrem mais com a queda

Se tem observado que seus fios têm caído mais neste perído do outono-inverno, não se preocupe tanto, porque durante essa época os cabelos entram naturalmente na parte do ciclo de maior queda. Mas, a terapeuta capilar Sheila Bellotti explica que possuimos a capacidade de repor o que foi perdido. “Na estação do verão eliminamos aproximadamente 70 fios e, nas estações frias,  costumam ser 100 ou até mais”, diz a especialista.

Entretanto, se a pessoa começar a perceber que está com entradas, fios finos, curtos e ralos, o problema pode ser causado pela calvície. (alopécia androgênica) que é hereditária e se caracteriza pela sensibilidade ao hormônio masculino DHT (dihidrotestosterona). Este problema afeta tanto homens como mulheres, por isso é bom ficar atento. Ao contrário do que muitos acreditam, a calvície feminina é tão comum quanto a masculina, porém pode ser menos intensa e severa, porque o hormônio estrogênio protege contra a perda total dos fios, característica do homem. “Na mulher a calvície em geral se manifesta na região central e superior da cabeça, iniciando na linha média de repartição dos fios”, aponta a terapeuta.

No entanto Sheila Bellotti afirma que a queda pode ser causada por outros fatores,  como estresse, anemia por deficiência de ferro, dieta alimentar restritiva, doenças da tireoide, problemas hormonais, início ou interrupção do uso de anticoncepcionais orais) entre outros. “As vezes o problema é temporário, mas é sempre indicado procurar um profissional para avaliar e diagnosticar o caso”, diz.

Após o tratamento capilar, o paciente volta a ter o volume normal, contudo aqueles que tem predisposção para desenvolver a calvície, a manutenção é um fator imprescindivel, pois a calvície não tem cura e se a pessoa abandonar os cuidados, os fios voltam a cair. Vale destacar que a calvície é gradativa e não um processo agudo de queda repentina, porque o que se dá é a miniaturização progressiva dos fios, isto é, a transformação de fios grossos em finos e cada vez mais curtos e ralos.

Dias Frios………

Os fios naturalmente tendem a cair mais nas duas estações, tanto em homens quanto em mulheres. A melanina, que ajuda a determinar o ritmo de crescimento dos fios, é estimulada pela luminosidade, que diminui nessa época do ano. Mas existem certos hábitos que prejudicam ainda mais os cabelos. Um deles são os banhos muito quentes. A alta temperatura irrita o couro cabeludo, levando à produção maior de oleosidade, fator que pode causar dermatite seborréica (caspa) em quem tem propensão. A caspa é um outro agravante da queda de cabelo, por isso, o banho deve ser morno. Além disso,  não abuse dos cremes, que podem provocar obstrução dos poros e irritação e, assim mais chances de caspa.

SERVIÇO:
CENTRO CAPILAR SHEILA BELLOTTI
Avenida das Américas, 4200 Bloco 9 – Cobertura 313
Edifício Paris – Barra da Tijuca – Rio (RJ)
Tel.: (21) 3150-2711 / 3150-2842
www.sheilabellotti.com.br

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta