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Dicas saudáveis

Cabelos bonitos dependem de boa alimentação

[caption id="attachment_4762" align="aligncenter" width="500"]Mulher com cabelos loiros ao vento Crédito: lanuiop via Compfight cc[/caption] Toda mulher quer ter cabelos bonitos. Se o cabelo não está bom, pode ter certeza que o humor também não estará. Não tem nada pior do que acordar de mal com as madeixas. Nesses dias, não há barra de chocolate que dê jeito. Se isso acontece uma vez ou outra, tudo bem. É normal. Mas se for rotina, é melhor começar a repensar os seus hábitos. Alimentos gordurosos e cheios de conservantes, ao longo do tempo, dificultam a circulação do sangue, impedindo que os nutrientes cheguem aos fios. Mas existem outros alimentos que fazem um bem danado para os nossos cabelos. Quem quer fortalecê-los, por exemplo, não pode deixar de ter na dieta proteínas de alto valor biológico. Peixes, ovos e carnes são ricos em taurina, um tipo de aminoácido que normaliza o ciclo de crescimento dos fios. Ainda para dar força, não podemos esquecer do ferro. Muito presente nas carnes (melhor fonte), feijões e folhosos verde escuros.
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Boa alimentação = cabelos bonitos

O zinco, encontrado em castanhas, amêndoas, nozes e cereais integrais, é peça fundamental no processo de formação dos fios. Vitaminas e minerais também devem ser incluídos, através do consumo das frutas e legumes, para melhorar a queda. Já o betacaroteno, que é conhecido por dar aquela mãozinha no bronzeado, ajuda a reduzir a oleosidade dos cabelos. Além de antioxidante (evita a morte do bulbo capilar), controla a produção sebácea e contribui para a elasticidade do fio. Para ajudar na saúde dos cabelos, os ácidos graxos também são indispensáveis, como o Ômega 3 e as vitaminas D e E. Peixes de água fria e sementes oleaginosas (linhaça e gergelim, por exemplo) são ótimas fontes. Só não se esqueça de beber água, nutriente que é a base de todo bom funcionamento corporal.

Receita para ajudar no fortalecimento dos fios

  • ½ beterraba média ralada ou picadinhas sem casca
  • ½ cenoura médica também ralada ou picadinha sem casca
  • 2 amêndoas
  • 200 ml de suco de laranja
  • Folhas de salsa
Bata muito bem todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida. Não é necessário adoçar. Dica da Congelados: Se você comer os alimentos fontes de ferro junto com alguma fruta rica em vitamina C, a sua captação é otimizada. Por isso a laranja na feijoada. *Texto originalmente publicado na primeira edição da revista Spa em Casa
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