Qualidade de vida é uma meta que não é fácil de alcançar. Todo dia somos bombardeados por propagandas de alimentos baratos e nocivos à saúde – pizzas, hambúrgueres, salgados, tudo isso, aliado à falta de tempo para preparar uma refeição adequada e praticar uma atividade física, torna-se difícil manter uma alimentação saudável e sem excessos.
Não é à toa que a quantidade de brasileiros acima do peso aumentou 26,3% em dez anos – já totalizando 53,8% da população, segundo o Ministério da Saúde. Com esse aumento, crescem também os casos de hipertensão arterial e diabetes – que já atingem 25,7% e 8,9% da população, respectivamente.
Uma das formas de frear o avanço desses males é a adoção de hábitos alimentares saudáveis. Uma boa alimentação ajuda a proteger e prevenir o organismo das principais doenças, melhora o desempenho em atividades físicas, controla o peso, ameniza intolerâncias e alergias alimentares e reduz fatores de risco de problemas crônicos.
Mas mudar esses hábitos não é sempre uma tarefa simples. Por isso, selecionamos 3 dicas para te ajudar a desenvolver bons hábitos alimentares!
1. Evite alimentos industrializados
Não caia na tentação das comidinhas rápidas e gostosas. Fuja de refrigerantes, doces, bolachas, biscoitos, salgadinhos e outras guloseimas. Esses alimentos são tentadores, mas só tem como função alegrar o paladar e agregar à gordura corporal. Para matar a fome, faça uma refeição saudável e equilibrada – arroz com feijão e salada multicolorida, por exemplo. Para lanches rápidos coma frutas, barrinhas, sanduíches e sucos naturais, eles são opções saudáveis e nutritivas .
2. Selecione o que vai comer
Inclua na sua dieta seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos (batata) e raízes (mandioca), com preferência para os grãos integrais. Adicione às refeições 3 tipos de legumes e verduras e consuma frutas nas sobremesas ou lanches. Não esqueça de incluir uma porção de carne (frango, peixe, bovina) ou ovos. Retirar a gordura das carnes (ou a pele da ave) deixa o prato ainda mais saudável!
O consumo de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina deve ser restrito a uma porção diária. Fique ligado nos rótulos e escolha aquele que tiver menos gordura trans.
3. Monte bem seu prato
Para a dieta dar certo, é importante comer a quantidade certa – nem muito, nem pouco. Não exagere na quantidade de legumes ou de arroz, mas busque um equilíbrio entre os alimentos. O ideal é ter um pouco de cada coisa; por exemplo, uma porção de salada, uma de carne, uma de arroz e outra de feijão. Também é importante ficar atento à qualidade dos ingredientes; se a aparência deixar dúvidas sobre a viabilidade do consumo, não hesite em deixar de comer.
Adotar uma alimentação saudável não é um bicho de sete cabeças, no fim das contas. Seguindo esses conselhos, os resultados a longo prazo certamente vão atender às expectativas. Começar é difícil, mas os benefícios com certeza farão essa jornada valer a pena!!

2 Respostas
Ia Dantos
Sonia achei 10 sua postagem. Onde acesso os pratos para escolher? Um beijo Ia Santos
Congelados da Sônia
Oi La Santos, tudo bem?
Que bom que você gostou do nosso conteúdo! Para conhecer os nossos pratos e Kits refeições acesse nosso site.
http://www.congeladosdasonia.com.br
Obrigada!