Categorias:
7 abril, 2022
Benefícios de consumir peixes na alimentação
De água doce ou salgada, os variados tipos de peixes estão sempre presentes como uma opção no cardápio nacional. Assados, grelhados, cozidos, em bolinhos, muffins, tortas, entre outras preparações, os peixes são opções de carnes magras, com baixas calorias e de leve digestibilidade. E o que é ainda melhor, fazem muito bem à saúde, pois são ricos em nutrientes como proteínas, vitaminas e minerais.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação ideal para o consumo de peixes é de pelo menos duas vezes por semana como parte de uma alimentação saudável.
Os peixes como o salmão, a sardinha, a cavalinha, o arenque e a truta, por exemplo, contêm os ácidos graxos ômega 3, ou seja, um tipo de gordura boa necessária para que o corpo consiga realizar diversas funções.
Como o ômega 3 não é produzido pelo organismo, devemos consumi-lo por meio da dieta. Em alguns casos, também pode ser recomendado por um nutricionista a suplementação dessa gordura boa.
O ômega 3 é fundamental à saúde, pois apresenta propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, cicatrizantes, neuroprotetoras, cardioprotetoras e hepatoprotetoras.
Sua ingestão habitual tem sido positivamente associada com a prevenção e suporte no tratamento de doenças, como:
- Doenças cardíacas;
- Obesidade;
- Artrite reumatoide;
- Osteoporose;
- Depressão;
- Câncer;
- Doenças autoimunes;
- Inflamações em geral;
- Melhora cognitiva e de memória (redução de risco de doenças neurodegenerativas);
- Melhora da circulação sanguínea;
- Bom funcionamento do coração;
- Controle dos níveis de colesterol;
- Entre muitos outros benefícios.
Notícias relacionadas