Batata: rica em minerais e vitaminas, mas também em carboidratos

Diz-se que a batata foi descoberta no Peru pelos espanhóis em 1536. De lá pra cá, o alimento passou a ser um dos principais itens na cozinha de diversas culturas, inclusive na portuguesa, que teve grande influência na nossa.

Tanto a chamada batata inglesa quanto a batata doce são ricas em nutrientes fundamentais para o organismo, como potássio (mineral que ajuda a garantir boas contrações musculares), vitamina A (essencial para a visão) e vitamina C (antioxidante).

Para quem está querendo emagrecer, no entanto, o consumo do alimento, rico também em carboidratos, deve ser bem controlado, porque em 100 gramas de batata inglesa, por exemplo, há cerca de 75 calorias.

A situação complica ainda mais quando ela é servida na forma da famosa “batata frita”, em versões embaladas, prontas, industrializadas, ou preparada com o uso de óleos para fritura. Nestes casos, a contagem das calorias dá um salto, e a elas se soma o problema da ingestão de gorduras ruins.

Mas há, é claro, formas mais saudáveis de preparar esse tubérculo. No cardápio da Congelados da Sônia, há diversos pratos em que a batata entra na composição, e em nenhum deles ela passa por fritura. Conheça esses pratos em http://www.congeladosdasonia.com.br/loja/busca/ingredientes?q=batata

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