Baixa imunidade: alimentos que te protegem

Nosso corpo é frequentemente atingindo por milhares de micro-organismos como bactérias, fungos e vírus, incluindo o da gripe, que sempre é manifestado em mudanças bruscas de temperatura.

baixa imunidadeAlimentos exercem grande influência no funcionamento do sistema imune, que é o responsável pelo combate aos fungos, bactérias, vírus e outros antígenos. Um indivíduo bem nutrido, que possui uma dieta balanceada consumindo frutas, verduras, legumes, carboidratos integrais, proteínas e gorduras de boa qualidade, está muito mais bem preparado para enfrentar gripes, infecções e outras doenças do que um indivíduo mal nutrido, cujo cardápio é rico em alimentos gordurosos, processados e com excesso de açúcar. Isto porque as vitaminas e minerais que potencializam as nossas defesas orgânicas estão presentes em grande quantidade nas frutas, grãos e hortaliças em geral.

A boa notícia, é que é possível cuidar da nossa imunidade, basta saber o que comer para mantê-la nas alturas.

Ingerir os alimentos certos pode estimular e dar potência ao nosso sistema imunológico, aumentando a produção das células responsáveis por nos proteger de bactérias e vírus, o que eleva nossa resistência às infecções.

Veja alguns alimentos que ajudam a aumentar a sua imunidade:

Vitamina C: Essa vitamina antioxidante estimula a resistência às infecções através do fortalecimento do sistema imunológico. Ela aumenta a produção de células de defesa, as quais têm efeito direto sobre bactérias e vírus. Acerola, frutas cítricas (limão, laranja, lima), kiwi, caju, espinafre, tomates e vegetais folhosos crus, morangos, repolho e pimentão verde são fontes excelentes dessa vitamina. Porém, deve se estar atento na hora de consumir, a vitamina C é facilmente destruída pela luz e pelo calor.

Vitamina E: Potente antioxidante. Muito importante no combate aos radicais livres. Alimentos ricos em vitamina E são o gérmen de trigo (fonte mais importante), óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, amêndoas, nozes, castanha-do-pará, gemas, vegetais folhosos e legumes.

Selênio: Assim como a vitamina E, esse mineral possui grande capacidade antioxidante, ou seja, neutraliza a ação dos radicais livres (formados devido a ação dos raios solares, poluição, fumaça de cigarro, entre outros) no nosso corpo, retardando o processo de envelhecimento e evitando o desencadeamento de algumas formas de câncer. Está presente, entre outros alimentos, em castanha-do-pará, alimentos marinhos, fígado, carne e aves, em brócolis, couve, aipo, pepino, cebola, alho e rabanete.nutrição

Zinco: No sistema imunológico o zinco também desempenha papel fundamental. Algumas fontes importantes de zinco são as ostras, carne bovina, ovo, amêndoas, nozes, carne de frango.

Ácido Fólico: Essa vitamina é essencial para a formação dos leucócitos (glóbulos brancos) na medula óssea. As melhores fontes são fígado, feijão, hortaliças de folhas verde-escuras, principalmente aspargo, brócolis e espinafre, e frutas como abacate, laranja, morango e tomate.

Para proteger o seu corpo, nada como um sistema imunológico saudável e forte, por isso, cuide de sua alimentação e da saúde, pois a prevenção ainda é o melhor remédio! 😉

Postagens Relacionadas

2 Respostas

  1. sheila luna freire
    | Responder

    Desde que mudei meu estilo de vida, ou seja, passei a seguir uma dieta a base de bastane frutas e legumes, ja que adoro, consegui zerar todas as taxas que estavam desreguladas. Alem disso faco exercicios diarios e estou bem mais feliz.

    • Congelados da Sônia
      | Responder

      É isso mesmo, Sheila! Sem dúvida alguma, a fórmula alimentação saudável + atividade física regular sempre gera resultados positivos e nos deixa mais saudáveis, dispostos e felizes. 🙂

      Obrigado por nos acompanhar e estamos a disposição sempre que precisar, ok?

      Att,
      Equipe Congelados da Sônia

Deixe uma resposta