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Dicas saudáveis

Bacalhau um alimento simbólico da Semana Santa

Simbólico, o bacalhau é tão tradicional quanto a troca de ovos de chocolate na Páscoa. A origem de seu consumo é proveniente da igreja católica, e nesta época do ano esse peixe ocupa o lugar principal na mesa de muitos lares. A Congelados da Sônia possui diversos pratos com peixe em seu cardápio e aqui no blog já ensinamos a  receita de um delicioso Filé de Peixe ao Molho Mediterrâneo.

Mas quais são os benefícios do bacalhau? A quantidade recomendada pelos especialistas? Bacalhau é peixe ou não é? Se você respondeu “não” a alguma dessas perguntas, continue conosco e descubra estas e outras importantes informações sobre esse assunto:

Bacalhau é peixe?

Sim e não! Não, porque não existe uma espécie de peixe chamada bacalhau e sim porque na verdade são várias espécies de peixes que podem ser classificadas como. Acontece que para se obter o bacalhau é necessário fazer um processo de salga e secura. Para esse processo pode-se utilizar vários peixes, ou seja, não existe o bacalhau fresco pescado por um pescador, mas sim um peixe pescado e que passou por um processo que o transformou no bacalhau.

Qual a importância do bacalhau para a saúde?

Primeiramente, é importante saber que o consumo de peixe é recomendado pelos nutricionistas, pois é fonte de proteína de alto valor biológico e substitui o consumo de carne vermelha, que tem gorduras menos saudáveis. Outro destaque é a quantidade de vitaminas e minerais:  ferro, potássio, cobalto, selênio e manganês são alguns deles. Além disso, há boas quantidades das vitaminas A, D e E. Outros nutrientes que deram fama ao peixe são os ácidos graxos poli-insaturados ômega 3 e ômega 6.

Existe uma quantidade recomendada?

Recomenda-se o consumo de peixe pelo menos duas vezes por semana e porções que tenham o tamanho da palma da mão. Além de inseri-lo no hábito alimentar, é importante tomar cuidado com a forma de preparo. É uma boa ideia colocá-lo em ensopados, cozido ou grelhado; evite fritar, pois desta forma ele perde boa parte dos benefícios.

Ômegas 3 e 6

Mesmo sendo consideradas em boa parte as vilãs de uma alimentação saudável, nem todas as gorduras são prejudiciais à saúde. Um exemplo são os ácidos graxos poli-insaturados ômega 3 e 6.

Benéficas para o organismo, a ingestão delas ajuda a diminuir a chance de doenças cardiovasculares.  As fontes são Peixes como : atum, anchova, sardinha, salmão.

Outros benefícios do consumo de peixe para o organismo

Além do que já mostramos acima, os peixes possuem boas quantidades de vitamina D e cálcio, que fortalecem os ossos e reduz o risco de osteoporose. O consumo também auxilia na formação da pele, unhas e cabelos e ajuda no desenvolvimento cerebral e na regeneração das células nervosas – contribuindo para o combate da depressão e da ansiedade.

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