As vitaminas da energia e da beleza

vitaminas do complexo B

Indispensáveis, as vitaminas do complexo B atuam diretamente no metabolismo do seu corpo. Elas são essenciais no equilíbrio do corpo, para a saúde mental e na conservação de certas estruturas e tecidos. Como nosso organismo não produz, devemos obtê-las através de uma alimentação equilibrada.

É verdade que todos conhecemos as vitaminas do complexo B, mas será que sabemos quais são os seus benefícios?

Recentemente, uma pesquisa realizada pelo instituto americano Linus Pauling Institute of Oregon State University mostrou que a ingestão de vitaminas do complexo B oriundas de fontes naturais reduz a possibilidade de danos ao DNA, diminuindo o risco do desenvolvimento de câncer.

Compostas por 8 tipos cada vitamina tem uma função. Veja abaixo a função de cada uma delas.

Vitamina B1 – Tiamina: é a responsável por converter carboidratos em glicose – substância fonte de energia para o organismo, utilizada na realização de vários funções pelo corpo.

Vitamina B2 – Riboflavina: é um composto orgânico que acelera o processo de cicatrização de lesões, fortalece unhas e cabelos, hidrata a pele e previne possíveis doenças oculares.

Vitamina B3 – Niacina: tem uma função similar à vitamina B1, mas no seu caso ela transforma a gordura corporal em açúcar para gerar energia ao organismo.

Vitamina B5 – Ácido Pantotênico: é responsável pela regulação do metabolismo de gorduras.

Vitamina B6 – Piridoxina: ajuda no controle do colesterol e da pressão sanguínea. Além disso, auxilia na prevenção ao reumatismo e doenças cardiovasculares.

Vitamina B7 – Biotina: facilita o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, além de promover o fortalecimento de cabelos e unhas.

Vitamina B9 – Ácido Fólico: é a vitamina relacionada à manutenção dos sistemas circulatório, nervoso e imunológico. Importante para gestantes, o ácido fólico ajuda no desenvolvimento do bebê.

Vitamina B12 – Cianocobalamina: sua principal função é proporcionar o funcionamento normal do metabolismo de todas as células.

As principais fontes de vitaminas do complexo B

São muitos os alimentos fontes destas vitaminas. Temos certeza de que você que preza por uma alimentação saudável e já consome grande parte destes alimentos, mas caso ainda tenha dúvidas, vamos ver os alimentos mais ricos em vitaminas do complexo B.

De maneira geral, carnes, miúdos como fígado ou rim, vegetais verdes e folhosos, como couve ou espinafre, cereais e ovos são os alimentos que mais têm essas vitaminas. As vitaminas B1, B2 e B3 estão mais presentes nas carnes, aves e peixes. Se você é vegetariano ou vegano, pode encontrar estes nutrientes em sementes, cereais integrais, legumes e vegetais verdes.

A vitamina B5 está presente no abacate, batata doce e lentilha. Para a B6, as principais fontes são as leguminosas e o ovo. E as vitaminas B7, B9 e B12 também estão presentes nos alimentos já citados, ou seja, estão em carnes, aves, miúdos, leite, ovos e os vegetais de folhas verdes.

Os sintomas da ausência de vitamina B no corpo

A falta de vitaminas do complexo B no organismo desencadeia uma série de sintomas. Os principais são:

  • Anemia;

  • Câimbras;

  • Aspereza na língua (cor mais escura ou mais vermelha que o normal);

  • Alterações no sono;

  • Cansaço;

  • Tremores;

  • Dores de cabeça.

Por fim, mas não menos importante, vale destacar que o uso de suplementos de vitamina B somente pode ser feito quando indicado por um médico ou nutricionista. Sempre priorize a alimentação como principal forma de adquirir estes nutrientes e se você não tem tempo para cozinhar, mas deseja se alimentar de forma saudável e gostosa, conheça nossos produtos. Elaborados pela nossa equipe de nutricionistas e cozinheiros, nossos pratos são congelados com uma técnica exclusiva, chamada supercongelamento. Desta forma mantemos o máximo de nutrientes, além claro de um incrível sabor.

Salvar

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta