As vantagens da comida congelada para uma alimentação saudável

Ainda há muitos mitos sobre a comida congelada. Isso acontece porque hambúrgueres, pizzas, batatas pré-fritas e lasanhas foram os primeiros a serem classificados nessa categoria e a tomarem conta dos freezers nos supermercados, mas convenhamos: esses alimentos não são nada nutritivos.

No entanto, com o passar dos anos e o aumento da busca por uma alimentação equilibrada, saudável e prática, surgiram empresas que começaram a produzir pratos congelados e nutritivos que vão do freezer para a mesa em poucos minutos.

Por conta da facilidade de preparo e da praticidade, esses alimentos têm sido a escolha de pessoas que não têm tempo ou vontade de cozinhar.

É claro que aquecer uma refeição congelada é muito mais rápido do que fazer um cardápio completo, o que acaba se tornando extremamente conveniente principalmente em um dia corrido e cheio de trabalho.

Toda a facilidade acrescenta também flexibilidade à rotina, já que é possível contar com cardápios diferentes todos os dias. Assim, você não se cansa dos mesmos sabores ou alimentos, além de permitir o consumo de frutas ou verduras que só ficam disponíveis em certas estações.

As comidas congeladas também contam com uma durabilidade muito maior, pois as baixas temperaturas inibem o crescimento de micro-organismos e retardam a deterioração dos alimentos.

Diferentemente do que muitos pensam, comidas congeladas podem ser muito mais frescas do que as que são apenas refrigeradas ou armazenadas de outras maneiras.

É claro que tudo precisa ser feito do jeito certo para preservar cada alimento, mas o congelamento mantém tudo de melhor em cada ingrediente.

Graças às novas tecnologias, as refeições congeladas não são apenas saudáveis, mas também mais ricas em nutrientes do que outras.

Enquanto um alimento pode perder sua qualidade nutricional em transportes prolongados e armazenamentos em supermercados ou mesmo em casa, os congelados não sofrem com esse problema.

Isso acontece porque, geralmente, as comidas congeladas são elaboradas a partir de vegetais frescos, grãos integrais e proteínas com baixo teor de gordura, ou seja, cabem em uma alimentação equilibrada e não carregam os inconvenientes dos outros tipos de comida congelada, como os aditivos químicos e conservantes.

Dessa maneira, dá para comer muito bem sem abrir mão do sabor, dos nutrientes e da facilidade.

Outra questão importante a ser abordada é a economia, já que escolher as refeições congeladas para o dia a dia pode ser muito mais econômico do que outras opções, principalmente porque a maioria dos congelados trazem porções suficientes para uma pessoa e não há desperdícios.

A comida congelada pode ajudar você a manter o foco em um cardápio equilibrado, que ofereça mais saúde e bem-estar pra você e sua família.

Além disso, por ter uma variedade grande de pratos, é mais um incentivo pra não enjoar e comer saudável sempre! Adotar comida congelada de qualidade no seu dia a dia pode trazer mais vantagens do que você imagina.

Nutricionista Taciane Merlim
Instagram:@tacimerlim
Nutricionista – UERJ
Pós graduada em Nutrição com Ênfase em Obesidade e Emagrecimento
Pós graduada em Nutrição e Atividade Física na Saúde e Tratamento de Doenças

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta