TELEVENDAS: RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838 | SP (11) 4007-2196 (21) 9 9996-6578
Alimentação

Aprenda mais sobre os nutrientes

Muito se fala sobre ser saudável e envelhecer com qualidade de vida. Nessa senda, os nutrientes são um atalho entre você e a plenitude alimentar. Para esclarecer sobre o assunto, nós coletamos informações no artigo elaborado para o blog Toda Matéria, onde em entrevista Lana Magalhães, professora de biologia, respondeu a pergunta: “O que são os nutrientes?

De acordo com a pesquisadora são: “Diversas substâncias encontradas nos alimentos que possuem funções específicas no organismo.” Eles podem ser divididos em três grupos: energéticos, construtores e reguladores.

Essenciais para o funcionamento adequado do corpo humano, essas substâncias são utilizadas pelo organismo, por meio da alimentação, para atingir o funcionamento ideal.

Por convenção, são divididos em macronutrientes e micronutrientes, cada grupo possui funções específica. Os macronutrientes são carboidratos, proteínas e gorduras. Já os micronutrientes são as vitaminas, minerais, água e fibras.

Macronutrientes

Nutrientes energéticos são aqueles que possuem como função principal fornecer energia às células. São eles:

Carboidratos: alimentos ricos em carboidratos dão energia ao organismo para realizar as atividades diárias, como dirigir, andar, trabalhar entre outras.

Divididos em três grupos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Os dois primeiros podem ser denominados carboidratos simples, que são formados por um ou dois tipos de açúcares, já os polissacarídeos são chamados de carboidratos complexos, pois são compostos por milhares de blocos de carboidratos simples, que abrangem os amidos e as fibras.

Os carboidratos são encontrados em cereais (arroz, trigo, milho, aveia...), tubérculos (batata, mandioca, mandioquinha, aipim...) e os açúcares (mel, frutose, geleias...).

Lipídios: importantes reservas de energia são utilizados em momentos de escassez dos carboidratos. Participam também da construção de membranas e na produção de hormônios. Funcionam como isolantes térmicos e auxiliam na absorção de algumas vitaminas.

Além disso, contêm ácidos graxos essenciais e vitaminas lipossolúveis. Devem ser consumidas com cuidado, pois o excesso associado ao consumo exagerado de carboidratos podem levar à obesidade.

Podem ser encontrados tanto em alimentos de origem vegetal, quanto de origem animal. E são divididas em três grupos: Saturadas, Gordura Trans e Insaturadas.

- Saturadas: Encontradas nos produtos de origem animal;

- Gordura Trans: Faz parte das saturadas e podemos ingeri-las por meio de óleos vegetais. É mais nociva que as gorduras saturadas, elevando o LDL (colesterol ruim) e diminuindo o HDL (colesterol bom);

- Insaturadas: Essas têm um papel importante na redução do colesterol total. Os peixes são ricos em gorduras insaturadas.

Nutrientes construtores ou plásticos: fazem parte da constituição de enzimas, anticorpos e hormônios.

Proteínas: com diversas funções as proteínas cumprem papéis construtores e reparadores dentro do corpo. Divididas em dois grupos proteína animal e proteína vegetal, elas são as responsáveis por várias funções no organismo.

Proteína animal: presente em abundância nos laticínios, carnes e ovos.

Proteína vegetal: encontrada em feijões, além de algas verdes azuladas, como a spirulina, um poderoso superalimento com alta concentração de proteínas, vitaminas, antioxidantes e outros nutrientes.

Micronutrientes

Nutrientes reguladores: são os responsáveis pelo bom funcionamento do organismo, auxiliando na prevenção de doenças e no crescimento.

Vitaminas: Estão entre os mais importantes para proteger o corpo contra as doenças e reduzir o risco de certos tipos de câncer. São essenciais, uma vez que sem elas muitos órgãos não funcionam corretamente. Não sintetizadas pelo organismo, precisam ser ingeridas através da alimentação. Aqui no blog da Congelados da Sônia já escrevemos posts interessantes sobres a Vitamina A e também a Vitamina D.

Sais minerais: são substâncias inorgânicas essenciais para regular as funções do corpo. Fornecem elementos químicos importantes ao organismo. Do mesmo modo que as vitaminas, os sais minerais não são produzidos pelo organismo humano. Existem oito principais tipos de minerais, são eles: cálcio, fósforo, ferro, potássio, sódio, iodo, magnésio e enxofre. Confira detalhadamente o que cada um faz de acordo com a bióloga Lana Magalhães:

“- Cálcio: é o componente básico da estrutura óssea, ajuda a construir os dentes e tem função anti alérgica e desintoxicante, além disso, estabelece equilíbrio com o ferro e cicatriza ferimentos. Fontes: leites e derivados, sardinha, salmão, verduras, frutas cítricas e no pão integral;

- Fósforo: está ligado à formação de tecidos duros, protege os músculos, facilita a absorção da glicose e da vitamina B2. Além disso, ele é um componente das células nervosas e cerebrais, além de ter equilíbrio com o cálcio. Fontes: feijão, cebola, couve, abóbora, abacaxi, ameixa, entre outros;

- Ferro: sendo ele o responsável pela formação de glóbulos vermelhos no sangue e auxilia na respiração celular e também previne a anemia. Fontes:  ostras, fígado, feijão, vagem, agrião, beterraba, tomate, pimentão, repolho, banana, frutas secas, mel, entre outros.

- Potássio: interfere no metabolismo das proteínas e proporciona flexibilidade aos músculos e boa disposição. Fontes: melado, arroz integral, raízes, frutas, mel e entre outros;

- Sódio: ajuda na digestão, neutraliza a acidez, evita a fermentação, além disso, evita cãibras e purifica o sangue. Fontes: carnes em geral, peixes, cereais integrais, coco, nabo, morango, figo, entre outros.

- Iodo: O sexto mineral essencial é o iodo. Ele protege a glândula tireóide, regula o metabolismo, evita a queda de cabelo e auxilia no desenvolvimento sexual e na inteligência. Fontes: iodo nos moluscos, camarão, mariscos, alho, cebola, tomate, repolho, agrião, aveia e algas marinhas;

- O magnésio: auxilia o metabolismo dos glicídios e do cálcio, participa na formação dos ossos e no sistema enzimático. Fontes: folhas verdes, feijão, vagens, lentilhas, soja e na banana;

- Enxofre: faz parte da molécula proteica, facilita na fixação do hidrogênio e interfere no sistema respiratório. Fontes: repolho, pepino, pimentão, feijão, leguminosas e amendoim.”

Água: é fundamental para o funcionamento do organismo. Auxilia na digestão, regula a temperatura do corpo e transporta os nutrientes e os resíduos.

Manter-se hidratado é importante para que o corpo opere suas funções de modo adequado, além disso, o consumo de água é crucial para o rim, uma vez que ele é o órgão responsável pela eliminação de substâncias tóxicas do corpo.

Fibras: são essenciais para a prevenção a doenças relacionadas ao sistema digestivo, por exemplo, hemorróidas, prisão de ventre, arteriosclerose, diverticulite, entre outros. Oferecem a sensação de saciedade, evitam o excesso de colesterol e controlam a diabetes.

Uma dieta equilibrada e com variedade de fibras faz com que a mastigação e salivação aumentem o que faz a digestão melhorar. Você pode encontrar as fibras em frutas, legumes e vegetais diversos.

Tá sem tempo para cuidar da alimentação? Conte com a praticidade que só a Congelados da Sônia pode te oferecer!

Somos uma empresa que se dedica a criar refeições destinadas às pessoas que buscam uma melhor Qualidade de Vida. Cada prato é preparado para oferecer menos calorias e gorduras, de acordo com as mais modernas tendências internacionais de boa saúde. Veja abaixo:

  • Nossos pratos são recomendados por médicos e nutricionistas;
  • Trabalhamos com culinária Light;
  • Não fazemos frituras;
  • Não utilizamos processos químicos;
  • Temos refeições para dietas restritivas (sem glúten, lactose, dentre outras opções consulte aqui);
  • Tudo sem conservantes;
  • Sal moderado (mix de sal comum e sal light).

Gostou? Conheça todos os kits e refeições em nosso website.

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

Postagens relacionadas

Esclarecimento sobre o uso de glutamato monossódico em nossas refeições

 Receber o feedback de quem compra um produto, ou utiliza um serviço, é muito importante para o crescimento e consolidaç&ati

Leia mais

Prato equilibrado: o que é, quais nutrientes não podem faltar e como montar o seu

Aceitei o desafio de escrever esta matéria especial para o blog da Congelados da Sônia, falando sobre como montar um prato equilibrado.

Leia mais

Conheça o queijo de cabra!

Alimento antigo, usado e consumido desde a época dos Faraós, o leite de cabra tem características nutricionais muito peculiares.

Leia mais

faça parte da nossa comunidade

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

ENCONTRE-NOS POR AQUI TAMBÉM!

Rua São Luis Gonzaga, 2063, Benfica

Rio de Janeiro - CEP 20910-063


TELEVENDAS

RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838

SP (11) 4007-2196

(21) 9 9996 6578

2ª A 6ª - 9:00 ÀS 17:00