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Dicas saudáveis

Antioxidantes: O grande aliado contra o envelhecimento da pele

Você sabia que respirar envelhece? E que é possível manter-se jovem com ajuda de uma alimentação saudável? No artigo ensinarem sobre a oxidação que o oxigênio causa em seu corpo, e também os alimentos ricos em antioxidantes que podem te ajudar a ficar com a pele cada dia mais bela e jovem. Acompanhe!

Oxigênio e Oxidação

De acordo com a especialista em química Líria Alves, todos nós, seres aeróbicos, precisamos do oxigênio para sobreviver, contudo “o oxigênio não nos traz só benefícios”. A oxidação é responsável por deixar a salada de frutas com aspecto escurecido, a manteiga rançosa e por azedar as frutas cítricas.

“Quimicamente falando, os elétrons livres presentes na molécula (representados pela cor azul) dão origem aos chamados radicais livres, que são muito reativos. Os elétrons desemparelhados precisam rapidamente se unir a outros elétrons para atingir a estabilidade.”

É possível notar esse processo em frutas cítricas (laranja, limão, acerola) que contém em sua composição o ácido cítrico, o responsável pelo sabor azedo característico. Se deixarmos o suco dessas frutas em contato com a atmosfera por um determinado período, nota-se que elas passam a apresentar uma acidez mais elevada, em razão da reação do ácido com o oxigênio presente no ar.

A nossa pele

É o órgão do corpo que está mais exposto, por isso sofre com a poluição, alterações no clima e radiação solar. Com o passar dos anos, ela perde cor e textura e aparecem rugas, pintas e principalmente manchas. O bom é que novas técnicas para driblar esses problemas surgem a cada instante. Porém, tratamentos para a remoção de manchas, sem o acompanhamento de uma dieta balanceada, não são suficientes.

Por isso é essencial incluir antioxidantes em sua dieta. Essas substâncias diminuem os efeitos dos radicais livres, retardando o processo do envelhecimento precoce da pele. Cada antioxidante desempenha diferentes funções no organismo, por isso deve-se consumir a maior diversidade deles que puder.

Algumas vitaminas têm a função de recuperar e proteger a pele dos danos causados pela radiação solar e combater as manchas de pele. Confira abaixo alguns antioxidantes fáceis de encontrar e em que alimentos podemos achá-los.

Licopeno

Podemos citar como exemplo disso o Licopeno, conhecido carotenoide que dá a característica cor avermelhada ao tomate, melancia, goiaba, entre outros alimentos. Tem capacidade antioxidante e ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres. A absorção do licopeno é maior quando o alimento em questão é cozido. Sendo assim, o molho de tomate, polpa, purê, extratos, massa, suco e ketchup, por exemplo, são ótimas fontes de licopeno biodisponível.

 

Vitamina E

As propriedades da vitamina E como contra doenças cardiovasculares já são há muito tempo estudadas e isso se atribui ao seu poder antioxidante. Isso significa que ela atua combatendo radicais livres associados ao dano celular e ao envelhecimento precoce. É importante também para realçar a hidratação da pele e prevenir os danos celulares causados pela radiação UV. Sementes de girassol, cereais integrais, gérmen de trigo, oleaginosas (nozes, avelãs, amêndoas. castanhas) e óleos vegetais são alimentos ricos em vitamina E.

Vitamina C

Fundamental para a beleza da pele. A vitamina C participa da síntese do colágeno e é também um importante antioxidante. Abacaxi, acerola, goiaba, laranja, limão, tangerina, kiwi, caju e morangos são boas fontes.

Betacaroteno

Além do licopeno, outro carotenóide bastante conhecido é o Betacaroteno, o qual confere cor amarela ou alaranjada a vários alimentos. Têm sido descobertas grandes propriedades para o betacaroteno. Sabe-se hoje que ele é antioxidante, beneficia a visão noturna, aumenta a imunidade, dá elasticidade à pele, aumenta o brilho dos cabelos e contribui para o fortalecimento das unhas. Algumas boas fontes de betacaroteno são o damasco, cenoura, abóbora, mamão e manga. Em quantidades menores, pode ser encontrado nos vegetais folhosos como couve, espinafre, agrião e brócolis.

Polifenóis

Os polifenóis são os antioxidantes mais abundantes da dieta. Isso porque estão presentes em uma grande variedade de alimentos.  Entre os polifenóis mais estudados estão os flavonóides. Há cerca de 4000 flavonóides descritos. As maiores classes são os as catequinas (chá verde), antocianinas (cerejas, uvas, morangos, jaboticaba, amoras vermelhas, uvas, berinjela) e isoflavonas (Soja). Com uma alimentação variada dá para consumir e usufruir dos benefícios de cada um.

Agora você já sabe alguns dos alimentos ricos em antioxidantes importantes para acompanhar tratamentos de pele e retardar os sinais de envelhecimento. Incorpore-os na sua dieta! Sua pele e sua saúde agradecerão. A Congelados da Sônia tem diversos kits para te ajudar a manter a forma sem precisar sair de casa, tudo preparado com altíssima qualidade para te deixar linda e saudável. Confira as ofertas em nosso site.

 
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