Ansiedade e respiração

A respiração é um excelente método de controle para os problemas de ansiedade, e ela vem sendo estudada e utilizada terapeuticamente há milênios pelos orientais.

Em um texto clássico sobre Hatha Yoga, é dito que: “quando a respiração é irregular, a mente vagueia; quando a respiração é estável, então assim é a mente. Para adquirir firmeza, o iogue deveria controlar a respiração.

Naqueles momentos em que estiver aflito e ansioso, observe como a condição de seus pensamentos conturbados está refletida em seu ritmo respiratório, que se apresenta mais entrecortado, menos profundo e mais acelerado.

Faça um esforço e tente fazer o seguinte exercício: procure se sentar com a coluna ereta ou se deitar com as costas bem apoiadas e um suporte sob a cabeça em local tranquilo e ventilado.

Comece a se observar e, lentamente, traga sua atenção para a sua respiração. Se sua mente se perder, não se recrimine. Simplesmente, retorne ao ponto onde parou e volte a se observar.

Procure iniciar a inspiração a partir da base de seu pulmão e vá relaxando todo o seu corpo dos pés ao couro cabeludo ao expirar.

A atenção à sua respiração provoca naturalmente a diminuição bem como uma maior homogeneidade do seu ritmo respiratório, o que já proporciona bastante alívio físico e mental.

Uma mente mais focada, menos dispersa e mais equilibrada é a melhor maneira de se obter alívio em situações e quadros de ansiedade.

Fonte: http://anatoledoyoga.com.br

Postagens Relacionadas

3 Respostas

  1. Open
    | Responder

    foi a primeira vez que aisssti a uma atividade conto contigo . Foi uma experiencia muito interessante. gostei muito da leitura e da musica que a acompanhava.

  2. Ana Toledo
    | Responder

    Agradeço a divulgação do artigo do meu blog .::Aulas de Yoga::. e aproveito para oferecer um espaço para divulgação também…quem sabe uma bela receita vegetariana usando os temperos indianos? Certamente faria sucesso entre meus leitores. Abs, Ana

    • Congelados da Sônia
      | Responder

      Olá Ana! foi um prazer divulgar o seu artigo em nosso Blog. Obrigada pela dica. Sua sugestão de receita vegetariana foi encaminhada ao Setor responsável. Manteremos acontato! Abs

Deixe uma resposta