Categorias:
1 março, 2011
Ansiedade e respiração
A respiração é um excelente método de controle para os problemas de ansiedade, e ela vem sendo estudada e utilizada terapeuticamente há milênios pelos orientais.
Em um texto clássico sobre Hatha Yoga, é dito que: “quando a respiração é irregular, a mente vagueia; quando a respiração é estável, então assim é a mente. Para adquirir firmeza, o iogue deveria controlar a respiração.”
Naqueles momentos em que estiver aflito e ansioso, observe como a condição de seus pensamentos conturbados está refletida em seu ritmo respiratório, que se apresenta mais entrecortado, menos profundo e mais acelerado.
Faça um esforço e tente fazer o seguinte exercício: procure se sentar com a coluna ereta ou se deitar com as costas bem apoiadas e um suporte sob a cabeça em local tranquilo e ventilado.
Comece a se observar e, lentamente, traga sua atenção para a sua respiração. Se sua mente se perder, não se recrimine. Simplesmente, retorne ao ponto onde parou e volte a se observar.
Procure iniciar a inspiração a partir da base de seu pulmão e vá relaxando todo o seu corpo dos pés ao couro cabeludo ao expirar.
A atenção à sua respiração provoca naturalmente a diminuição bem como uma maior homogeneidade do seu ritmo respiratório, o que já proporciona bastante alívio físico e mental.
Uma mente mais focada, menos dispersa e mais equilibrada é a melhor maneira de se obter alívio em situações e quadros de ansiedade.
Fonte: http://anatoledoyoga.com.br
Notícias relacionadas