27 dezembro, 2011
Ano Novo, simpatias e alimentos
Quando pensamos em Ano Novo, a primeira coisa que vem a nossa mente são as simpatias. Elas são utilizadas para diversos fins, mas podemos aliar esse costume com nutrição e conhecer um pouco mais sobre o valor nutricional desses alimentos:
- LENTILHA: É utilizada para trazer fartura à mesa. É uma leguminosa que pode ser usada no lugar do feijão e também em forma de saladas. Possui fibras benéficas ao funcionamento intestinal e no controle da saciedade. Tem relativa quantidade de ferro além de outros microminerais. Possui amido resistente, um tipo de amido que não é digerido facilmente e que passa pelo estômago e pelo intestino delgado antes de se depositar no cólon. O serviço no intestino passa a ser feito pelas bactérias, que o atacam, da mesma forma que o fazem com as fibras, produzindo butirato, um ácido graxo de cadeia curta desejável por suas qualidades na redução do risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer.
- ROMÃ: Segundo a crendice popular, serve para atrair dinheiro, mas esta fruta de sabor peculiar, muito conhecida por conta das simpatias, também oferece ao organismo substâncias antioxidantes que estão relacionadas a retardar o envelhecimento celular. Segundo estudos do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por conta dessas substâncias a romã tem grande potencial como alimento funcional. Outras pesquisas revelam a presença de compostos bioativos na fruta, como a antocianina, que atuam na diminuição da produção de radicais livres relacionados a algumas doenças coronárias, como o infarto agudo no miocárdio.
- CACHOS DE UVA: A uva garante prosperidade e fartura de alimentos, além disso, pesquisas revelam que esta fruta pode combater o envelhecimento, pois contém 20 antioxidantes conhecidos que funcionam em conjunto para combater os radicais livres que promovem o envelhecimento celular. De acordo com pesquisas, os antioxidantes encontram-se nas cascas e sementes, e quanto mais forte for a coloração da casca, maior o seu poder antioxidante. Isso significa que as uvas vermelhas e roxas e o suco de uva roxo são os mais poderosos. A uva vermelha possui alto teor de antioxidante quercetina. A casca da uva contém resveratrol, que comprovadamente inibe o agrupamento de plaquetas e aumenta o colesterol LDL e dilata os vasos sanguíneos.
- CARNE DE PORCO: deve ser o prato principal da ceia, servido à meia-noite. segundo a crendice popular, como o porco fuça pra frente, garante armários cheios o ano todo. A carne de porco tem sabor marcante e possui quantidades de colesterol menores ou iguais a da carne bovina, dependendo do corte. Segundo a TACO (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos), por exemplo, a picanha bovina com gordura grelhada possui 289Kcal e 92mg de colesterol em 100g do alimento. Já a bisteca suína grelhada, possui 280Kcal e 82mg de colesterol em 100g.
Feliz Ano Novo!Notícias relacionadas