Categorias:
15 fevereiro, 2022
Alimentos reguladores: o que são e como devem ser consumidos?
Os alimentos reguladores, como o próprio nome já diz, são responsáveis por regular várias funções vitais do corpo humano, auxiliando tanto na construção quanto na manutenção dos processos metabólicos. São classificados como micronutrientes, visto que o nosso organismo necessita destes em menor quantidade, no entanto, são ricos em fibras, vitaminas e sais minerais.
As vitaminas podem ser hidrossolúveis ou lipossolúveis, de acordo com a forma como são armazenadas no organismo. As hidrossolúveis se dissolvem em água, como as vitaminas do complexo B e a vitamina C, e são de mais fácil absorção devido à grande quantidade de líquidos nos intestinos.
Devido à propriedade de ser hidrossolúvel, devemos ter atenção ao tempo de cocção dos vegetais, pois a água do cozimento pode acabar por absorver estas vitaminas, resultando em um menor aproveitamento por parte do nosso corpo.
Já as lipossolúveis, vitaminas A, D, E e K, necessitam de gordura para serem absorvidas no trato gastrointestinal e podem ser encontradas em verduras, frutas e produtos de origem animal.
Adicionalmente, podemos destacar os sais minerais como alimentos reguladores, que não fornecem calorias, mas auxiliam no organismo regulando a digestão e o ritmo cardíaco, controlando os impulsos nervosos e a atividade muscular, construindo e mantendo ossos e dentes saudáveis, contribuindo para o funcionamento perfeito das glândulas e evitando o envelhecimento precoce.
São encontrados tanto em alimentos de origem vegetal, especialmente em frutas e verduras, como também em alimentos de origem animal.
Dicas da nutri
Tenha organização ao armazenar frutas, verduras e legumes em casa. Retire as embalagens e armazene-as em fruteiras, potes ou sacos próprios para refrigeração. Lembre-se de higienizar antes do consumo, conforme o passo a passo abaixo. Passo a passo da higienização:- Retire as partes danificadas;
- Antes de consumir, lave em água corrente frutas, verduras (folha por folha) e legumes crus;
- Sanitize (higienize) com hipoclorito de sódio ou água sanitária. Ele deve ser usado sempre diluído (1 litro de água para 1 colher de sopa). Deixe em uma bacia ou pote cobertos com a solução;
- Enxágue-os bastante em água corrente;
- Deixe secar naturalmente em centrífugas apropriadas ou com papel-toalha;
- Mantenha-os refrigerados até o momento de servir.
- Câncer;
- Colesterol alto;
- Diabetes;
- Hipertensão;
- Doenças cardiovasculares (por exemplo, aterosclerose);
- Osteoporose;
- Diverticulite;
- Obesidade;
- Constipação intestinal e hemorroidas.
- Carne assada com purê de couve-flor e espinafre;
- Suflê de legumes;
- Jardineira de legumes;
- Legumes assados;
- Feijoada vegetariana;
- Saladas de verduras;
- Saladas de frutas.
Notícias relacionadas