TELEVENDAS: RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838 | SP (11) 4007-2196 (21) 9 9996-6578
Dicas saudáveis

Alimentos que previnem doenças

A função básica dos alimentos é fornecer energia ao organismo, mas, além disso, atuam como matéria-prima para o crescimento, restauração e manutenção de órgãos e tecidos.

Os chamados alimentos funcionais proporcionam melhorias a saúde, como a prevenção e o tratamento de doenças, ou seja, previnem o aparecimento de doenças e colaboram para o bem estar e a qualidade de vida de quem os consome.

Visando esses benefícios, procure sempre investir na ingestão de alimentos funcionais. Confira alguns:

 - Aspargos

 Os aspargos favorecem o sistema urinário e combatem cálculos renais.

 - Aveia

 Favorece o funcionamento intestinal, retarda a absorção de glicose e colesterol, prevenindo a obesidade e o diabetes. Alimento de baixo índice glicêmico. Ideal para ser consumido com frutas antes da prática de atividade física

 - Abacate

 É uma fonte de gordura monoinsaturada. Este tipo de gordura ajuda a reduzir o colesterol e fortalecer os músculos, prevenindo lesões. Duas fatias pequenas por dia são suficientes para suprir o organismo com a dose diária necessária.

 - Banana

 Fruta com alto teor de carboidrato, muito rica em potássio, nutriente envolvido na prevenção de dores musculares e no aparecimento de câimbras. Uma banana fornece 400mg de potássio.

 - Cenoura

 Rica em carboidratos complexos (que não são metabolizados como glicose). Também é fonte de potássio e ajuda a combater a elevação da pressão sanguínea. Meia xícara de baby-cenouras ou uma cenoura média por dia é o ideal.

 - Queijo cottage

 Fonte de proteína, queijo que praticamente não possui gordura em sua composição. Meia xícara fornece 14g de proteína, nutriente fundamental na prevenção de microlesões que ocorrem no músculo de quem pratica atividade física. Além disso, ajuda no consumo diário de cálcio.

 - Ovos

 Os ovos, que eram considerados vilões e condenados por aumentarem o colesterol no sangue, figuram hoje entre alimentos recomendados por ser fonte de ferro e proteínas (clara do ovo).  A vitamina A presente nas gemas dos ovos favorece a visão. Sobre o colesterol, uma unidade não chega perto dos 300g, quantidade máxima recomendada por dia.

 - Castanhas

 Essas sementes têm alto valor calórico, fornecem energia por serem ricas em gordura do tipo monoinsaturada, que atua na redução do colesterol no sangue. Amêndoas e castanhas-de-caju devem ser consumidas com moderação. Evite as opções salgadas também.

 - Laranja

 Fruta encontrada facilmente o ano todo, excelente fonte de vitamina C, antioxidante relacionado ao rejuvenescimento da pele e à manutenção do tecido muscular. Além disso, ajuda o organismo a absorver ferro, portanto, tome um suco rico nesta vitamina junto com as refeições. Ótimas fontes: laranja, caju, limão, acerola, morango, kiwi e tomate.

 - Maracujá

 O maracujá contribui para a desobstrução das vias aéreas e melhora a respiração.

 - Iogurte

 Fonte de proteínas; cálcio que fortalece os ossos e previne a osteoporose; e bactérias benéficas, fundamentais para o equilíbrio da microflora intestinal e fortalecimento do sistema imunológico. Prefira as versões desnatadas, que fornecem menos calorias e possuem uma digestão mais rápida.

 - Peras

 As peras favorecem o sistema circulatório e reduzem o risco de hipertensão.

 - Pimentões

 Os pimentões fornecem vitaminas e zinco, que melhoram o desempenho mental.

 - Salmão

 Riquíssimo em ácido graxo ômega 3, responsável por prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares, além de melhorar o tônus muscular. Além disso, ele é rico em cálcio e contribui para a manutenção da saúde dos ossos.

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

Postagens relacionadas

Light ou diet? Eis a questão de muita gente que deseja emagrecer

Outra dúvida muito comum entre os que não veem a hora de perder uns quilinhos e ficar com a saúde em dia e de bem com a pró

Leia mais

Cardápio Saudável para a Melhor Idade

A dieta saudável está indicada em todas as idades, mas é um fator ainda mais importante para a terceira idade. Pensando nessa

Leia mais

Que adoçante devo usar?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre que tipo de adoçante devem usar. Também é comum ouvir comentários sobre ev

Leia mais

faça parte da nossa comunidade

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

ENCONTRE-NOS POR AQUI TAMBÉM!

Rua São Luis Gonzaga, 2063, Benfica

Rio de Janeiro - CEP 20910-063


TELEVENDAS

RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838

SP (11) 4007-2196

(21) 9 9996 6578

2ª A 6ª - 9:00 ÀS 17:00