Categorias:
3 janeiro, 2022
Alimentos para incluir na dieta detox
As festas de fim de ano são marcadas por muitas comemorações e comida em excesso. E durante este período, onde há um consumo exagerado de gorduras, doces e álcool — que podem dificultar a digestão dos alimentos no organismo e provocar inchaços e mal-estar —, é um grande desafio manter uma dieta equilibrada e regrada.
A nutricionista Raquel Marques diz: "a estratégia detox é uma forma de compensar os abusos e eliminar as toxinas. O primeiro passo para desintoxicar o corpo é substituir alimentos industrializados, processados, refinados, ricos em sal, açúcar e gordura por alimentos frescos e leves — verduras, legumes, saladas, frutas e proteína magra (carnes brancas)”.
No dia a dia, nosso organismo é bombardeado por substâncias tóxicas que atrapalham o seu funcionamento. São substâncias nocivas encontradas em aditivos, conservas, corantes e adoçantes.
Alguns sintomas indicam que o seu corpo pode estar intoxicado, como cansaço, dor de cabeça, inchaço e gripes frequentes.
Instagram:@nutriraquelmarques[/caption]
Conheça os principais benefícios do detox:
- Regula o intestino;
- Acelera o metabolismo;
- Auxilia na perda de peso;
- Contribui para a redução do inchaço;
- Melhora o sistema imunológico;
- Tem ação termogênica;
- Limpa as toxinas do organismo.
Alimentos para incluir no detox:
- Água de coco: ajuda a manter a hidratação do organismo.
- Beterraba: sua cor denuncia a presença de antioxidantes, que previnem doenças crônicas ao reduzir o estresse oxidativo das células. Fonte de carboidratos, a beterraba é considerada um alimento energético e possui também ferro e ácido fólico.
- Cúrcuma: possui curcumina, um composto de ação antioxidante, anti-inflamatória e indutor do processo de eliminação de toxinas.
- Espinafre: além de extremamente nutritivo, é antioxidante e ajuda a manter o sistema cardiovascular saudável.
- Frutas vermelhas escuras: uva, amora, framboesa, morango, açaí e outras berries são frutas que contêm antocianinas (potentes antioxidantes).
- Gengibre: a raiz é comumente usada em receitas e sucos detox para potencializar o emagrecimento. Além disso, a planta tem benefício digestivo, acalmando inflamações por ser bactericida e desintoxicante.
- Linhaça: fibra que ajuda a limpar o intestino, favorecendo a eliminação de toxinas.
- Salsão ou aipo: um dos ingredientes mais comuns nas receitas de suco verde, o aipo ou salsão tem se tornado cada vez mais popular entre os amantes da dieta, por conter fibras e vitamina A, E, C e K, potássio, cálcio e fósforo.
- Verduras verdes escuras: ricas em clorofila, aceleram o processo de detoxificação.
Instagram:@nutriraquelmarques[/caption]
Notícias relacionadas