Alimentos funcionais: o que são?

Alimentos funcionais são aqueles que além das funções nutricionais, ajudam a prevenir ou tratar doenças. Uma Dieta Funcional difere das demais dietas para emagrecer por não considerar somente as calorias ou as quantidades de carboidratos nas refeições.

A Dieta Funcional prioriza alimentos saudáveis e antioxidantes que nos protegem contra as degenerações que com o tempo marcam o nosso corpo.  Sendo assim, tais alimentos podem ajudar tanto no perfil estético quanto na saúde vista em um todo.

Uma dieta rica em alimentos funcionais retarda o envelhecimento da pele e o surgimento de novas rugas.

Um cardápio que inclua alimentos funcionais colabora para uma ação anti-inflamatória em todo o organismo. Uma Dieta Funcional auxilia no tratamento e na prevenção de celulites.

Alimentos funcionais são indicados na prevenção de aterosclerose e hipertensão arterial. São benéficos para o aparelho cardiovascular pois evitam a deposição de placas de gorduras nas artérias. Infarto e AVC podem ser evitados com seu uso regular.

Os alimentos funcionais precisam ser consumidos de forma habitual para que consigamos seus efeitos protetores em nosso organismo. É no dia a dia que devemos comê-los para retardar as degenerações que vão nos acontecendo com o tempo. E também para nos proteger contra o câncer e doenças cardiovasculares.

Para que produzam seus efeitos curativos ou preventivos, os alimentos funcionais devem ser ingeridos regularmente, no dia a dia.

Salmão com ervas, espinafre e arroz”, “Iscas de frango com purê de couve-flor”, “Feijão azuki com arroz e frango grelhado”, “Sopa de abóbora com gengibre e agrião”, “Sopa de milho com frango e couve”, são pratos com baixas calorias indicados em uma Dieta Funcional.

_______________________________________________________________________________________________

Foto do Dr. João Curvo, médico e especialista em nutrição funcional

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dr João Curvo é médico pós-graduado em Medicina Chinesa, Nutrologia e Estudo do Envelhecimento. Autor de livros como “A Dieta do Yin e do Yang – para Gordos, Magros e Instáveis”, “A Arte de se Cuidar”, “As Cinco estações do Corpo”, “A Alquimia dos Sabores”, “O Homem, a Mulher e o Tempo – Revitalizando a Chama da Vida” e “Nada Muito – Comer e Viver com Saúde e Prazer”. Ministra palestras e workshops sobre nutrição, longevidade e qualidade de vida.

Consultórios no Rio de Janeiro (Barra e Ipanema) e em São Paulo (Cerqueira Cesar)

Telefones: (21) 2493-3779 / 2512-0728 e (11) 99913-3779

www.espacojoaocurvo.com

 

alimentos funcionais

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta