Alimentos da moda: veja quais são, como consumir e os benefícios que podem trazer ao seu organismo!





Quer aproveitar o melhor de cada alimento e manter uma alimentação saudável, mas não sabe por onde começar? Veja quais são os alimentos da moda que podem te ajudar a conquistar uma vida mais equilibrada e com muito sabor! Entretanto, saiba que é necessário ter moderação no consumo, pois algumas opções não devem ser consumidas em excesso.

Conhecemos diversos alimentos já há muitos anos, mas com o passar do tempo, vão se descobrindo e utilizando outros novos para diferentes fins. Com isso, temos aqueles que estão em alta no momento e podemos chamar de alimentos da moda. Vamos falar um pouquinho sobre alguns deles neste conteúdo.

Com a presença de determinados alimentos, é possível diversificar o cardápio e enriquecer sua dieta, desde que o consumo seja consciente!

Óleo de coco: é extraído do coco e possui alguns benefícios por conter vitaminas e minerais, contudo é rico em gordura saturada, por isso não deve ser utilizado em grandes quantidades, diferente do que muitas pessoas pensam.

– Sementes (chia, linhaça, abóbora): são ricas em ômega 3, fibras, vitaminas e minerais. Trazem benefícios associados à perda de peso já que as fibras contidas nesses alimentos ajudam a dar saciedade e a melhorar o funcionamento intestinal. Além disso, ajudam a diminuir a velocidade de absorção da glicose no organismo, entre outros benefícios.

⁃ Manteiga de amendoim: é um alimento que usado com moderação pode ser benéfico, mas seu uso deve ser feito com atenção ao rótulo, porque podem existir diversos ingredientes que a tornam ruim para a saúde. O único ingrediente deve ser o próprio amendoim que é um fruto oleaginoso.

alimentos da moda:as oleaginosas fazem parte deste grupo!

Conheça mais alimentos da moda:

⁃ Oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas, avelãs, pistache, etc): são ótimas opções por serem ricas em ômega 3, vitaminas, minerais e proteínas. Mas não devem ser utilizadas em excesso, assim como qualquer alimento. Atenção adicional deve ser dada a castanha do Pará, já que não devem ser consumidas mais de duas unidades ao dia devido ao alto teor de selênio, o qual nosso corpo precisa em quantidades mínimas.

⁃ Batata doce: além de ser rica em vitaminas, minerais e fibras, é rica em antioxidantes e tem baixo índice glicêmico. Ou seja, eleva lentamente os níveis de glicemia após as refeições.

⁃ Aveia: rica em fibras como a betaglucana que ajuda a reduzir níveis de colesterol e glicose. Ajuda a melhorar o trânsito intestinal e auxilia na saciedade.

⁃ Ovo: está em alta principalmente no mundo esportivo e é uma fonte riquíssima de proteínas e fosfatidilcolina, uma substância com diversas funções em nosso corpo, inclusive para o desenvolvimento cognitivo e melhora da memória.

– Tapioca: é conhecida por muitas pessoas como uma ótima opção para dietas, porém a tapioca possui um índice glicêmico alto, podendo engordar tanto quanto o pão. A dica é associá-la a fonte de fibras como chia ou linhaça.

Alguns alimentos da moda fornecem muitos benefícios, já outros devem ser consumidos com atenção. Na dúvida lembre-se: nada de excessos e equilíbrio sempre!

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Dra. Adriana Gomes

Doutora em alimentação, nutrição e saúde. Mestre em saúde coletiva, Pós-graduada em nutrição clínica funcional, Especialista em fitoterapia funcional, Especialista em nutrição clínica, Especialista em segurança alimentar e qualidade nutricional. 
Atendimentos: Méier – Tel: (21) 3502.6238 / 3049.1836 Celular/Whats app: (21) 96568.7168 e em Barra da Tijuca- Tel: (21) 2135.9190 / 3049.1836  Celular/Whats app: (21) 97290.3888
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