TELEVENDAS: RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838 | SP (11) 4007-2196 (21) 9 9996-6578
Alimentação

Alimentos bons para a pele no frio: saiba como cuidar da sua pele em temperaturas amenas!

No Brasil, a noite do dia 21 de junho é a mais longa do ano. É o marco da chegada do inverno - a estação do frio, que inicia nesta data e vai até ao dia 23 de setembro.

Nesse período, há constantes quedas de temperatura, alterações na polaridade do vento, e condições específicas desta época do ano, que demandam alguns cuidados com a saúde em geral, veja os alguns cuidados que a Sociedade Brasileira de Dermatolgia (SBD) ressalta sobre Cuidados com a pele no inverno.

Devido à exposição direta ao frio, para os especialistas, os cuidados com a pele em temperaturas amenas, precisam de atenção especial, começando com uma alimentação rica em vitaminas encontradas em alimentos bons para a pele.

Com a chegada do frio, a temperatura média natural do corpo - que é de 37ºC tende a ficar bem mais baixa. Índices de saúde emocional nos países mais frios apontam que, a falta e/ou a diminuição de calor podem desencadear no organismo humano, algumas sensações de desânimo e até mesmo de tristeza. 

Já ouviu aquela frase: “Você é o que você come”? Vamos além! O que comer e como comer, fará toda a diferença. Alimentação é item primordial, por isso é tão importante escolher com atenção especial o que comer no frio e de preferência, tudo mais “quentinho”.  

Os especialistas da área “fazem coro” ao afirmar: alguns cuidados com a pele no frio, como o uso de protetor solar (sim! os raios solares estão atuando), a utilização de um creme hidratante para o seu tipo de pele e beber muita água, não podem ser esquecidos. A água atua como um agente hidratante natural, agindo de dentro para fora. E é nessa época do ano, que a pele mais precisa de hidratação e nutrição.

O consumo de nutrientes apropriados para a pele, como as vitaminas: A, B, C e E, podem ser encontrados em diversos legumes e vegetais, alimentos bons para a pele.

Como a tendência natural é diminuir o consumo de água no frio, uma boa dica para absorver maior quantidade de líquidos é através de sopas e caldos, que além de oferecer várias opções nutritivas, tem maior quantidade de água do que uma refeição tradicional, e ainda aquece o corpo - opção completa para as comidas no frio.

Além das vitaminas encontradas nos alimentos bons para a pele no frio, contendo essas fontes nutridoras - de A a E, a nutricionista Janaina Gasparini orienta sobre a importância do consumo de alimentos que contenha betacaroteno.

Quando este nutriente é ingerido, se transforma em vitamina A (retinol) no organismo e funciona também como um antioxidante. E dá a dica: é o betacaroteno que auxilia na pigmentação dourada da pele, então, para quem quer ter um bronzeado bonito no verão, já pode começar a se cuidar na época do frio.

A vitamina A - a melhor amiga da pele

                                                                           "Alimentos ricos em vitamina A"

Em geral, alimentos bons para a pele no frio, ricos em beta associado à vitamina A, são os alimentos de origem vegetal, principalmente os de cor alaranjada e verdes escuros.

A cenoura, a abóbora e a moranga, são altamente ricas em betacaroteno e vitamina A, além de serem legumes bastante democráticos no preparo de sopas e caldos;

São excelentes opções para serem consumidos separadamente ou associados numa mesma sopa, por exemplo. A batata doce, a beterraba e o pimentão também são alimentos bons para a pele no frio e podem ser introduzidos nas sopas, em pedaços, cubinhos ou como mandar a inspiração do dia.

Já os vegetais verdes escuros mais ricos são - o brócolis, o agrião, a couve e a rúcula. O espinafre e o tomate também associa licopeno, outra fonte de vitamina que compõe a lista dos alimentos bons para a pele no frio, o e que podem acompanhar a maior parte das refeições mais líquidas.                                                                   

Confira no blog da Congelados da Sônia, outros benefícios da vitamina A e a importância de inclui-la em nossa alimentação, como uma fonte antioxidante.

Separamos alguns alimentos bons para a pele e excelentes aliados para o preparo de sopas e caldos

Vitamina B1/B2/B3/B5/B6/B9: carnes, leites, ovos, feijão, grão-de-bico, presunto, vegetais folhosos de coloração verde-escura, lentilha; brócolis, ervilhas, frango, aspargo, espinafre, tomate, cenoura, batata, couve-flor, grãos em geral, aspargos, repolho, rúcula.

Vitamina C: tomate, brócolis, espinafre, aspargos, couve verde, repolho, rúcula e agrião.

Vitamina E: Brócolis, espinafre, molho de tomate e tomate, aspargos, óleo de soja e de cártamo.

Com tamanha riqueza nutricional em vários legumes, vegetais e até nas carnes, há grande variedade de opções de sopas e caldos para comidas no frio. Dá para criar receitas juntando os alimentos que mais gosta e se deliciar.

Deu “água na boca” agora?

Venha saborear as deliciosas sopas e caldos da Congelados da Sônia, com diversos alimentos bons para a pele, especialmente preparados para te nutrir e te aquecer nesta estação.                                                              Sopa de Mandioquinha - Congelados da Sônia

Confira essas delícias: sopa junina, sopa de mandioquinha, sopa de abóbora, sopa de ervilha, sopa de batata com agrião, sopa de cebola, caldo verde, Caldo verde com paio light, sopa de milho com frango e couve, caldo verde vegano, sopa com 1 ou 2 vegetais e muito mais.

Quer saber mais sobre os cuidados com pele através da alimentação? Assista esse vídeo, da nutricionista Tatiana Zanin, no canal Tua Saúde.

                                            

Nutricionista Janaina Gasparini

Especialista em introdução nutricional, desenvolve o projeto de papinhas especiais para bebês, no país em que reside atualmente - Inglaterra, sempre levando em consideração as condições climáticas, que na maior parte do ano, é fria.
compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

Postagens relacionadas

Esclarecimento sobre o uso de glutamato monossódico em nossas refeições

 Receber o feedback de quem compra um produto, ou utiliza um serviço, é muito importante para o crescimento e consolidaç&ati

Leia mais

Prato equilibrado: o que é, quais nutrientes não podem faltar e como montar o seu

Aceitei o desafio de escrever esta matéria especial para o blog da Congelados da Sônia, falando sobre como montar um prato equilibrado.

Leia mais

Conheça o queijo de cabra!

Alimento antigo, usado e consumido desde a época dos Faraós, o leite de cabra tem características nutricionais muito peculiares.

Leia mais

faça parte da nossa comunidade

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

ENCONTRE-NOS POR AQUI TAMBÉM!

Rua São Luis Gonzaga, 2063, Benfica

Rio de Janeiro - CEP 20910-063


TELEVENDAS

RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838

SP (11) 4007-2196

(21) 9 9996 6578

2ª A 6ª - 9:00 ÀS 17:00