logoblog

Alimentos antioxidantes: o que são, para que servem e as principais fontes?

Alimentos antioxidantes
Se você é leitor do blog da Congelados da Sônia sabe da importância de uma boa alimentação. Comer bem e de forma saudável ajuda o corpo a obter os nutrientes necessários para uma boa saúde. Por este motivo, uma dieta equilibrada e nutritiva é composta de diversos alimentos antioxidantes; mas o que são eles? E qual sua importância?

Estas e outras perguntas são o tema desse texto; continue a leitura e veja porque você deve incluir alimentos ricos em antioxidantes em seus hábitos alimentares.

 

O que são antioxidantes?

Basicamente, os antioxidantes são substâncias presentes nas frutas, legumes e verduras, que realizam o combate aos radicais livres, produzidos pelo nosso organismo a partir de processos metabólicos e por fontes externas (poluição, medicamento, álcool e cigarro em excesso). Ou seja, além de impedir ataques, fortalecendo o sistema imunológico, os antioxidantes trabalham para auxiliar na recuperação do organismo de possíveis danos causados por invasores.

 

Para que servem?

Os antioxidantes são cruciais para a saúde. Quando há um desequilíbrio em nosso organismo – existe uma quantidade muito grande de radicais livres no corpo -, automaticamente ocorre uma redução na capacidade de defesa antioxidante. Esse processo é chamado de estresse oxidativo e acelera o envelhecimento precoce, facilitando o desenvolvimento de doenças degenerativas, crônicas e inflamatórias.

 

Quais são os principais antioxidantes?

É difícil classificar de forma geral quais são os principais antioxidantes. Todos têm a sua importância e cada corpo age de uma forma. Por isso, antes de sair consumindo esses alimentos, procure o seu nutricionista. Receber a orientação de um especialista é muito importante para ter uma alimentação equilibrada e saudável.

Veja abaixo alguns antioxidantes:

  • Ácido elágico;
  • Betacaroteno;
  • Catequinas;
  • Clorofilina;
  • Flavonoides;
  • Licopeno;
  • Polifenóis;
  • Vitamina C;
  • Vitamina E;
  • Taninos.

Alimentos fontes de antioxidantes

Grãos integrais, frutas e vegetais são os alimentos que possuem grandes quantidades e variedades de antioxidantes. Conheça agora alguns alimentos ricos em antioxidantes.

Cacau – presente no chocolate amargo, é rico em polifenóis, um antioxidante benéfico ao coração e à circulação sanguínea.

Cenoura – rica em betacaroteno, atua no retardo do envelhecimento precoce da pele e também é ótima para a saúde ocular.

Linhaça – fonte de ômega 3, melhora a saúde do cérebro, diminui os sintomas da TPM e da menopausa e auxilia no controle do colesterol e do açúcar no sangue por ser rica em fibras.

Oleaginosas – contêm vitaminas, minerais e as famosas gorduras do bem, que atuam na redução do risco de alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares.

Tomate – um dos alimentos que mais tem licopeno, antioxidante que atua na prevenção ao câncer de próstata, pulmão e estômago.

Gostou de aprender sobre os alimentos antioxidantes? Então acesse nosso site e veja quantos pratos maravilhosos temos com estes alimentos. Aproveite também para acompanhar o nosso trabalho no Facebook e no Instagram; assim, você sabe em primeira mão tudo que acontece aqui na Congelados da Sônia!

 

Salvar

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta