Alimentos antioxidantes ajudam a prevenir doenças

Colheres com porções de alimentos antioxidantes, que ajudam a previnir doenças
Crédito: Shutterstock

Muito tem se falado sobre alimentos antioxidantese seus benefícios para a saúde. Mas você sabe para o que mesmo eles servem?

Antioxidantes são substâncias capazes de combater os radicais livres, que são produzidos pelo nosso organismo a partir de processos metábolicos, e também podem chegar através de fontes externas, como cigarro, poluição do ar, medicamentos, aditivos químicos e álcool em excesso.

Quando há desequilíbrio, ou seja, uma quantidade muito acima de radicais livres no corpo ou uma redução na nossa capacidade de defesa antioxidante, acontece o que chamamos de estresse oxidativo, que pode levar ao envelhecimento precoce e ao desenvolvimento de doenças crônicas, inflamatórias e degenerativas.

Por isso a busca por alimentos antioxidantes. Eles são aliados na prevenção para a prevenção de doenças, como diabetes, câncer, Parkinson, Alzheimer, hipertensão e artrite reumatoide Mas saiba que você não deve apostar todas as suas fichas em um único alimento.

Sempre vão surgir nomes da moda, como a Goji Berry, que é rica em antioxidantes, mas não faz milagres. O segredo está em variar as fontes dos nutrientes. Antioxidantes precisam trabalhar em sinergia.

O que procurar nos alimentos antioxidantes

Confira exemplos de nutrientes com ação antioxidante:

Licopeno

É ele que dá a característica de cor avermelhada ao tomate, melancia, goiaba, entre outros alimentos. Tem capacidade antioxidante e ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres. A absorção do licopeno é maior quando o alimento é cozido.

Selênio

O selênio é um mineral essencial na proteção contra o estresse oxidativo. As suas principais fontes são cereais integrais, castanhas, carnes, peixes e frutos do mar.

Vitamina E

As propriedades da vitamina E como protetora contra doenças cardiovasculares são atribuídas ao seu  poder antioxidante. Sementes de girassol, cereais integrais, gérmen de trigo, oleaginosas (nozes, ave- lãs, amêndoas e castanhas) e óleos vegetais são alimentos ricos em vitamina E.

Vitamina C

A vitamina C é um importante e conhecido antioxidante. A bio disponibilidade de vitamina C consumida por meio de frutas e hortaliças é de aproximadamente 100%. Abacaxi, acerola, goiaba, laranja, limão, tangerina, kiwi, caju e morango são boas fontes.

Betacaroteno

O betacaroteno confere cor amarela ou alaranjada a vários alimentos. Sabe-se hoje que ele é antioxidante. Algumas boas fontes são damasco, cenoura, abóbora, mamão e manga. Em quantidades menores, encontra-se nos vegetais folhosos, como couve, espinafre, agrião e brócolis.

Polifenóis

Os polifenóis são os antioxidantes mais abundantes da dieta. Entre os mais estudados estão os flavonóides. Há cerca de 4.000 deles. As maiores classes são as catequinas (chá verde), antocianinas (cereja, uva, morango, ameixa, jaboti- caba, amora, berinjela e açaí) e isoflavonas (soja).

Congelados com alimentos antioxidantes

Quer começar agora mesmo a incluir nutrientes antioxidantes na sua dieta? A Congelados da Sônia pode ajudar! Veja três pratos nossos com alimentos que combatem os radicais livres:

 

SALMÃO COM ERVAS, ESPINAFRE E ARROZ
Salmão com ervas, espinafre e arroz
MUFFIN DE LARANJA
Muffin de laranja
Creme de tomate
Creme de tomate

*Texto originalmente publicado na primeira edição da revista Spa em Casa

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta