Categorias:
13 setembro, 2016
Alimentação saudável tem refeição colorida, por Gabi Marcelino
"Equilíbrio. Se você busca uma alimentação saudável, esta é a melhor palavra para pensar na hora de escolher o que vai ao prato." Confira as dicas da Gabi Marcelino, nutricionista da Congelados da Sônia!
Por Gabi Marcelino, nutricionista da Congelados da Sônia
Equilíbrio. Se você busca uma alimentação saudável, esta é a melhor palavra para pensar na hora de escolher o que vai ao prato. Nem de mais, nem “de menos”. Muitas doenças e desequilíbrios nutricionais vêm de uma alimentação inadequada, em que faltam vitaminas e minerais (componentes presentes principalmente nos vegetais) e sobram gordura, corantes, sódio e outros ingredientes não saudáveis.
O estilo e a qualidade de vida, assim como a prática de atividade física, também determinam a prevenção ou não de muitas doenças. Mas a alimentação tem influência direta nesta briga, muitas vezes até mesmo contra a genética.
Pensando nos princípios de uma alimentação saudável, é necessária a presença de todos os grupos de alimentos que devem compor a dieta diária. Faça escolhas inteligentes. A alimentação saudável deve fornecer água, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais. Todos são insubstituíveis e indispensáveis ao bom funcionamento do organismo.
Alimentação saudável tem variedade
Quando falamos em vitaminas para prevenção e redução do risco de doenças, sabe-se que quanto mais colorida é a alimentação, mais rica ele será em vitaminas e minerais. Portanto, não é um mito que "prato colorido" é melhor para a saúde. As vitaminas são substâncias presentes nos alimentos de origem vegetal ou animal em quantidades muito pequenas quando comparadas aos carboidratos, proteínas e gorduras. Mas são essenciais à nutrição adequada. As frutas, os legumes e as verduras são especialmente ricos em várias vitaminas. Estas são divididas em lipossolúveis (A, D, E e K, que não podem ser produzidas pelo organismo humano, devendo ser fornecidos pela alimentação,) e hidrossolúveis (Complexo B e vitamina C). Além das vitaminas e dos minerais, as verduras, os legumes, as ervas e temperos naturais, também contêm componentes bioativos. Alguns são especialmente importantes para a saúde humana. Dentre eles podemos citar:- Aliáceas, encontradas na cebola e no alho (que dão o sabor característico a essas hortaliças);
- Fitoestrógenos, encontrados nos grãos e leguminosas, principalmente os de soja;
- Glucosinolatos, encontrados nos vegetais crucíferos (couve e repolho);
- Inibidores de proteases, encontrados em grãos e feijões;
- Flavonóides, encontrados nas frutas, legumes e verduras e também no café e chá;
- Cumarinas, encontradas principalmente na mandioca.
Notícias relacionadas