TELEVENDAS: RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838 | SP (11) 4007-2196 (21) 9 9996-6578
Alimentação

Alimentação Saudável na Primeira Infância

A forma de se alimentar é um momento de descobertas para a criança. Quanto mais natural, sem imposições, melhor será o relacionamento com a comida. Quanto mais cedo a criança conhece alimentos saudáveis, mais essa alimentação fará parte da sua rotina.

A entrada da primeira comida salgada é um mundo de emoções para aquele que só conhecia o gosto do leite materno ou da fórmula. As frutas, por seu sabor adocicado, vão mais para esse paladar, sendo uma forma muito tranquila de oferecer um alimento sólido. A comida já causa uma estranheza e isso é normal.

Perceber essas diferenças aumenta a capacidade de aprendizado dos bebês, fazendo eles aprenderem a se reconhecer no mundo, identificar diferenças e saber que o diferente não necessariamente será ruim, será apenas diferente.

O que um bebê pode comer?

De forma geral, praticamente todos os alimentos. Ele precisa ter um cereal como o arroz, uma leguminosa como o feijão, fontes de proteína como a carne, legumes, verduras e frutas, que são fontes de várias vitaminas, minerais e fibras.

A partir do início da refeição, você pode despertar a criança para esse processo de experimentar a comida: com ele no seu colo, comece a comer um alimento. Ele também vai querer saber “o que é isso que ela está levando na boca?”. Por instinto ele irá querer provar.

Cortar pedaços que ele possa segurar estimula a autonomia e percepção do ambiente ao redor. Aos poucos a maturidade fará com que ele perceba as diferenças e possa fazer suas próprias escolhas, momento este que acontece por volta de 1 ano de idade, após a introdução alimentar ficar estabelecida.

Nessa fase é comum haver recusas de algum alimento. Vou te contar um segredo: ele é igual a você! Um dia tem muita fome, em outro não quer comer. Pode amar macarrão e detestar jiló. Por isso, o cardápio pode até ficar restrito, mas quanto mais alimentos ele conhecer, maior serão as trocas possíveis.

Essa fase passa?

Passa sim, com muita paciência e carinho. Acostumando a alimentação saudável com várias opções de legumes, verduras e frutas para toda família, vai chegar o momento em que ele percebe que todos comem desta forma, assim a comida será algo natural e que só traz prazer.

Dicas importantes para a alimentação saudável na primeira infância

  1. Varie o cardápio e dê tudo separado, para que ele possa perceber essas diferenças e criar um paladar.
  2. Respeite a individualidade do seu filho. Se ele come pouquinho, mas fica satisfeito e está se desenvolvendo bem, está ótimo.
  3. Lanches tem que ser práticos, mas fuja do bolinho pronto do mercado e do biscoito recheado. Quer coisa mais prática do que uma fruta?
  4. Ofereça opções, respeitando o gosto da criança. Acostume-a aos poucos a novidades saudáveis.
  5. Comida saudável também é gostosa! Se a criança já for maiorzinha, deixe ela participar de algumas escolhas, permita que o prazer de se alimentar esteja presente.
  6. Hora da comida é um momento de paz e alegria. Fique calma e transmita essa sensação de relaxamento e alegria, para ele associar a refeição a um momento bom que vocês passam juntos.

___________________________________________________________________________________________________________

Dra. Luciana Novaes é nutricionista especializada na saúde materna e infantil. Mestre em Saúde Pública pela FIOCRUZ é Coordenadora Pedagógica da Nutri Learn e professora da graduação em Nutrição do Centro Universitário Anhanguera – UNIAN.

Visite seu site - www.luciananovaes.com

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

Postagens relacionadas

Esclarecimento sobre o uso de glutamato monossódico em nossas refeições

 Receber o feedback de quem compra um produto, ou utiliza um serviço, é muito importante para o crescimento e consolidaç&ati

Leia mais

Prato equilibrado: o que é, quais nutrientes não podem faltar e como montar o seu

Aceitei o desafio de escrever esta matéria especial para o blog da Congelados da Sônia, falando sobre como montar um prato equilibrado.

Leia mais

Conheça o queijo de cabra!

Alimento antigo, usado e consumido desde a época dos Faraós, o leite de cabra tem características nutricionais muito peculiares.

Leia mais

faça parte da nossa comunidade

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

ENCONTRE-NOS POR AQUI TAMBÉM!

Rua São Luis Gonzaga, 2063, Benfica

Rio de Janeiro - CEP 20910-063


TELEVENDAS

RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838

SP (11) 4007-2196

(21) 9 9996 6578

2ª A 6ª - 9:00 ÀS 17:00