19 outubro, 2018
Alimentação Saudável na Primeira Infância
A forma de se alimentar é um momento de descobertas para a criança. Quanto mais natural, sem imposições, melhor será o relacionamento com a comida. Quanto mais cedo a criança conhece alimentos saudáveis, mais essa alimentação fará parte da sua rotina.
A entrada da primeira comida salgada é um mundo de emoções para aquele que só conhecia o gosto do leite materno ou da fórmula. As frutas, por seu sabor adocicado, vão mais para esse paladar, sendo uma forma muito tranquila de oferecer um alimento sólido. A comida já causa uma estranheza e isso é normal.
Perceber essas diferenças aumenta a capacidade de aprendizado dos bebês, fazendo eles aprenderem a se reconhecer no mundo, identificar diferenças e saber que o diferente não necessariamente será ruim, será apenas diferente.
O que um bebê pode comer?
De forma geral, praticamente todos os alimentos. Ele precisa ter um cereal como o arroz, uma leguminosa como o feijão, fontes de proteína como a carne, legumes, verduras e frutas, que são fontes de várias vitaminas, minerais e fibras.
A partir do início da refeição, você pode despertar a criança para esse processo de experimentar a comida: com ele no seu colo, comece a comer um alimento. Ele também vai querer saber “o que é isso que ela está levando na boca?”. Por instinto ele irá querer provar.
Cortar pedaços que ele possa segurar estimula a autonomia e percepção do ambiente ao redor. Aos poucos a maturidade fará com que ele perceba as diferenças e possa fazer suas próprias escolhas, momento este que acontece por volta de 1 ano de idade, após a introdução alimentar ficar estabelecida.
Nessa fase é comum haver recusas de algum alimento. Vou te contar um segredo: ele é igual a você! Um dia tem muita fome, em outro não quer comer. Pode amar macarrão e detestar jiló. Por isso, o cardápio pode até ficar restrito, mas quanto mais alimentos ele conhecer, maior serão as trocas possíveis.
Essa fase passa?
Passa sim, com muita paciência e carinho. Acostumando a alimentação saudável com várias opções de legumes, verduras e frutas para toda família, vai chegar o momento em que ele percebe que todos comem desta forma, assim a comida será algo natural e que só traz prazer.
Dicas importantes para a alimentação saudável na primeira infância
- Varie o cardápio e dê tudo separado, para que ele possa perceber essas diferenças e criar um paladar.
- Respeite a individualidade do seu filho. Se ele come pouquinho, mas fica satisfeito e está se desenvolvendo bem, está ótimo.
- Lanches tem que ser práticos, mas fuja do bolinho pronto do mercado e do biscoito recheado. Quer coisa mais prática do que uma fruta?
- Ofereça opções, respeitando o gosto da criança. Acostume-a aos poucos a novidades saudáveis.
- Comida saudável também é gostosa! Se a criança já for maiorzinha, deixe ela participar de algumas escolhas, permita que o prazer de se alimentar esteja presente.
- Hora da comida é um momento de paz e alegria. Fique calma e transmita essa sensação de relaxamento e alegria, para ele associar a refeição a um momento bom que vocês passam juntos.
___________________________________________________________________________________________________________
Dra. Luciana Novaes é nutricionista especializada na saúde materna e infantil. Mestre em Saúde Pública pela FIOCRUZ é Coordenadora Pedagógica da Nutri Learn e professora da graduação em Nutrição do Centro Universitário Anhanguera – UNIAN.
Visite seu site - www.luciananovaes.com
Notícias relacionadas