TELEVENDAS: RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838 | SP (11) 4007-2196 (21) 9 9996-6578
Alimentação

Alimentação saudável na gestação

A gestação é um estado fisiológico de intensos ajustes hormonais, metabólicos e funcionais. Por isso, merece grande atenção e cuidado com a alimentação e saúde. É importante que a mulher, nesta fase, ganhe o peso recomendado para sua composição corporal do início da gestação.

Algumas gestantes perdem peso no primeiro trimestre, até a 14ª semana gestacional, outras ganham além do recomendado neste período ou em toda a gestação, há aquelas que perdem a gestação inteira ou ganham insuficiente. Existe uma faixa de recomendação de ganho de peso de acordo com o período da gestação segundo o IOM (2009, adaptado), com o propósito de garantir resultados positivos para mãe e bebê.

Para que isso seja possível é necessária uma alimentação saudável e equilibrada, planejada individualmente. Vou apresentar orientações alimentares importantes abaixo.

Inicialmente, lembrando que muitas gestantes sofrem com a constipação intestinal, a hidratação pode ser através do consumo de água, sucos e chás permitidos, como erva-doce e camomila. Muitas apresentam azia, enjôos e vômitos também, e estes sintomas podem levar a uma redução da ingestão alimentar. Por isso, recomenda-se, nestes casos, uma dieta fracionada e menor volume das refeições, evitar alimentos ricos em gordura e preparações muito condimentadas, preferir alimentos mais secos, evitar doces.

Durante a gestação a mulher mobiliza suas reservas de ferro, ácido fólico, cálcio, vitamina A, para atender a demanda do bebê, que encontra-se em crescimento e desenvolvimento acelerado. Desta forma,  é importante o consumo de alimentos fontes destes nutrientes como, por exemplo, fígado bovino, leguminosas, suco de laranja natural, leite e derivados, hortaliças verdes escuras e amarelo-alaranjadas respectivamente.

A gestante deve estar atenta às combinações alimentares nas grandes refeições, como almoço e jantar, deve dar preferência nestes horários aos alimentos fontes de ferro e não consumir junto aqueles fontes de cálcio, pois há competitividade entre estes nutrientes, sendo assim, o leite e derivados devem ser consumidos pela manhã, a tarde e/ou a noite na ceia. Desta forma, a gestante contribui para a prevenção da anemia por deficiência de ferro, para a imunidade, para o crescimento celular e para a formação óssea do bebê.

Hoje em dia, tem se incluído, na alimentação das gestantes, alimentos que contém compostos bioativos, prebióticos além dos probióticos, para melhorar os sintomas digestivos, controlar a pressão arterial que pode se elevar e até auxiliar no controle do ganho de peso.

Dentre os compostos temos os fenólicos, nas uvas, a alicina, no alho, os glicosinolatos, presentes no brócolis e na couve, o licopeno no tomate, os probióticos que são bactérias benéficas que fazem parte do nosso microbioma intestinal, como os lactobacillus e Bifidobacterium, que podem serem necessários repor, e por último, mas não menos importante, os prebióticos, são substâncias presentes nos alimentos, mas não digeríveis e que são usados pelas bactérias benéficas no intestino grosso (cólon) para se equilibrarem e garantirem a saúde intestinal. Toda gestante deverá ter, durante o pré-natal, o acompanhamento nutricional com o nutricionista, para adequar seu plano alimentar e garantir saúde e bem estar ao binômio mãe-filho.

___________________________________________________________________________________________________________

Dra. Ethel Santos é Mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde pela INU/UERJ e Doutoranda em Ciências Nutricionais pela INJC/UFRJ. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Saúde Materna Infantil/GPSMI/ME/UFRJ é Especialista em Saúde Coletiva IESC/UFRJ e fundadora e coordenadora da NUTRIQUALI Consultoria e Cursos e Espaço Nutriquali.

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

Postagens relacionadas

Esclarecimento sobre o uso de glutamato monossódico em nossas refeições

 Receber o feedback de quem compra um produto, ou utiliza um serviço, é muito importante para o crescimento e consolidaç&ati

Leia mais

Prato equilibrado: o que é, quais nutrientes não podem faltar e como montar o seu

Aceitei o desafio de escrever esta matéria especial para o blog da Congelados da Sônia, falando sobre como montar um prato equilibrado.

Leia mais

Conheça o queijo de cabra!

Alimento antigo, usado e consumido desde a época dos Faraós, o leite de cabra tem características nutricionais muito peculiares.

Leia mais

faça parte da nossa comunidade

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

ENCONTRE-NOS POR AQUI TAMBÉM!

Rua São Luis Gonzaga, 2063, Benfica

Rio de Janeiro - CEP 20910-063


TELEVENDAS

RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838

SP (11) 4007-2196

(21) 9 9996 6578

2ª A 6ª - 9:00 ÀS 17:00