Açúcar é bom, mas controle-se!

Nem todo mundo sabe, mas o açúcar não está presente só nos alimentos doces. Essa substância que adoça a nossa vida e deixa todo mundo feliz também está presente em alimentos considerados salgados, sendo ingerido em maior quantidade do que deveria. E, como ele não faz tão bem assim para o nosso corpo, é bom ficar de olho no que comemos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o açúcar livre deve ser ingerido por adultos e crianças em uma quantidade que corresponda a menos do que 10% das calorias ingeridas diariamente – seis colheres de chá por dia.

A OMS alerta para a ingestão do açúcar oculto, presente em alimentos industrializados. A dica para escapar do consumo em excesso é ficar de olho nas embalagens, onde ele pode ser representado por vários nomes: maltodextrina, açúcar invertido, xarope de milho, frutose, lactose. Aproveite para conferir a quantidade de açúcar que vem no produto para saber se você pode ou não ingeri-lo.

O açúcar pode aumentar a chance de uma série de doenças, como obesidade, diabetes, infartos e até depressão e demência. No Brasil, 61% das pessoas consomem açúcar em excesso. A boa notícia é que a indústria já está negociando a redução da substância nos produtos prontos.

Fonte: G1

 

 

 

 

 

 

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta