Acabe com as pontas duplas!

As pontas duplas nos cabelos podem aparecer por diversos fatores: tanto endógeno (interno), quanto exógeno (externo). Os fatores internos, tais como carência de vitaminas, sais minerais, proteínas e uma alimentação desequilibrada costumam fazer grandes estragos nos cabelos, inclusive às tão indesejáveis pontas duplas. Já as químicas de oxidação (colorações e descolorações) e químicas de redução (relaxamentos, escovas progressivas, escovas com alisantes entre outras), também podem desgastar a cutícula, levando a formação de pontas duplas. De acordo com a terapeuta capilar Sheila Bellotti, os secadores muito quentes, chapinhas que chegam a fritar os cabelos também são vilões e outro grande aliado neste problema é o fator de radiação UV. O sol, degrada o tripitofano e rompe também a fibra.

Qualquer tipo de cabelo pode sofrer com o problema tanto interno, quanto externo. “Por conta dos fatores endógenos como alimentares, todos os tipos de cabelos podem apresentar pontas duplas, sendo que os mais vulneráveis são os fragilizados e desidratados, principalmente por processos químicos”, alerta a especialista. Os efeitos são cabelos geralmente com aparência de pontas desidratadas, eriçados, com alteração de cor nas pontas e cabelos que partem em distal. Os cabelos com pontas duplas parecem que comprometem o seu comprimento.

A real razão e que ao bifurcar, os fios na maioria das vezes se partem porque ficam fragilizados e há alteração nas cutículas. Segundo Sheila, a perda de proteína nos fios, após exposição a radiações ultravioletas (UVA e UVB), está estimada em duas vezes mais em cabelos não protegidos e seus estragos variam ainda de acordo com o tipo e condições de saúde deles. Quanto ao cloro, ele desbota a cor dos cabelos e a ação do sulfato de cobre, que eram usados com frequencia em piscinas oxida a cor podendo torná-los esverdeados.

A principio a solução definitiva para uma tricopitilose (nome dado à ponta dupla) é realmente o corte de cabelo, porém ele não é um tratamento, logo seu propósito será um resultado superficialmente estético, já que não tem nenhuma ligação com a prevenção das tricoses. Por isso, a terapeuta capilar aconselha melhorar a alimentação, mudar os hábitos de exposição ao sol, evitar o excesso de químicas e utilizar produtos de boa qualidade. “Cosméticos que contenham um blend de aminoácidos, um complexo repositor da membrana celular, hidratante, protetor da cor, que fortaleça os fios é o ideal.

As pontas duplas podem ser “coladas”, mas não conseguimos regenerá-las. Uma dica é usar produtos finalizadores como silicones e pomadas que ajudam a disfarçá-las. Lembre-se que o tratamento mais indicado é aquele que fortalece a fibra, hidratada e nutre tanto os fios quanto o couro cabeludo. “Recomendo tratamentos de Blend de Aminoácidos, Óleo de Argan e Estimulantes para auxiliar no crescimento dos cabelos”, diz Sheila.

SERVIÇO:

Centro Capilar Sheila Bellotti

End. Centro Empresarial Barra Shopping

Avenida das Américas, 4200 – Setor A,
Cobertura 313 bloco 9

Tels. (21) 3150-2842 / 3150-2711

Barra – Rio de Janeiro (RJ)

www.sheilabellotti.com.br

 

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta