TELEVENDAS: RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838 | SP (11) 4007-2196 (21) 9 9996-6578
Dr. João Curvo

A Roupa e o espelho: indicadores ideais das mudanças no corpo! Veja as dicas

Para você saber se engordou ou emagreceu, a roupa é o melhor indicador. Roupas acusam claramente as medidas. Quando começam a ficar apertadas ou frouxas é porque alguma coisa está mudando em seu volume corporal. As roupas dão sinal. Roupas dão uma certeza física que não tem como contestar. Se a roupa abotoava e não abotoa mais, use isto como um alerta.

A fita métrica que deveria ser uma medida mais fiel, pode ser facilmente enganada por nós mesmos.

Quando vamos medir a cintura, por exemplo, chupamos a barriga buscando registrar um número menor que o real. Só que não conseguimos manter a respiração presa por mais de alguns poucos minutos. Falar e movimentar-se com a roupa pressionando o abdome é bastante incômodo. Por isso, digo que as roupas acabam sendo indicadores mais fiéis do que a fitas métricas. Roupas apertadas podem até nos servir, mas são desconfortáveis e tiram a espontaneidade dos movimentos.

O espelho plano, que reflete a imagem real, é outra ferramenta para aferir-se. Porém nem todo espelho reflete a verdade, existem espelhos que podem nos enganar. Espelhos com pequena inclinação na parte superior deixam a leve impressão de que a pessoa está mais magra. Espelhos com curvaturas podem nos engordar ou emagrecer. Sendo assim, nem tudo o que a gente vê refletido é real. Tanto os olhos como os espelhos podem nos enganar.

Antes de subir numa balança e ver percentual de gordura com todos os detalhes da composição corporal que a tecnologia nos oferece, olhe-se, palpe-se, perceba-se.

Roupa e o espelhoA roupa e o espelho 

Distorções sutis na auto-imagem podem acontecer com todos nós, sem caracterizar uma doença. Às vezes valorizamos um detalhe negativo em nosso corpo que ninguém repara, só a gente. Mas tudo bem, quando estes detalhes não constituem um problema maior na área psíquica e social. Porém existem distorções na auto-imagem que são patológicas.

Na anorexia e vigorexia estas distorções são gritantes, graves. O anoréxico vê-se gordo enquanto que, na realidade encontra-se muito magro e desnutrido. Já o vigoréxico também tem uma visão distorcida da sua imagem e está constantemente insatisfeito com o corpo e obcecado por aumentar a massa muscular. Na realidade, ao olhar de todos, ele está bem forte e as vezes, até “bombado”. A vigorexia ocorre com maior frequência em rapazes e a anorexia em mulheres jovens. Roupas e espelho se conhecem e inevitavelmente se vêm com frequência e ouvem sempre a pergunta: “fiquei bem?”?

Para evitar impasses e discussões envolvendo a própria cabeça, a roupa e o espelho, a sugestão é seguir uma dieta com alimentos funcionais e, desde que não seja radical, lembrar que é possível comer de tudo ao longo da semana desde que se estabeleça um limite na quantidade e na frequência. “Nada Muito” é uma regra para a vida.

Roupas e espelhos conhecem seu corpo em seus piores e melhores ângulos. Eles são aliados, por vezes acusadores, mas sempre aliados. As vezes discutimos com eles e os maldizemos por revolta, pois na maioria das vezes eles tem razão em seu veredito.

Roupas e espelhos podem ajudar a dar um "click" para traçar estratégias para o início de atitudes na alimentação e nas práticas físicas.

Para manter uma rotina equilibrada em sua alimentação, veja opções funcionais e leves, com um toque de chef. Conheça a linha Lev & Zen!

Leia também: Plantar Temperos evita Destemperos

Dr. João Curvo 

Clínica Médica - Nutrologia - Gerontologia - Metabologia
Em sua consulta, após exame clínico, avaliação da composição corporal e laboratorial são delineados os planos de tratamentos com base na orientação alimentar e hábitos de vida. Suas prescrições são de base natural com fitoterapicos, suplementos nutricionais e antioxidantes. Alopáticos serão prescritos se necessários. Programação e acompanhamento de tratamento para emagrecimento, redução de gordura abdominal, dislipidemias, disturbios digestivos e intolerâncias alimentares.  Suplementação anti oxidante com objetivo de retardar os processos oxidativos e degenerativos que demarcam o envelhecimento. Orientação nutricional e suplementação para fortalecimento físico e aumento da massa muscular. Acompanhamento nutricional durante a gravidez e lactação. Enfoque clínico na prevenção, bem estar e qualidade de vida em todas as idades.
compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

Postagens relacionadas

Cozinha solidária

  Parceiro da Sônia na Linha Lev&Zen, o Dr. João Curvo, nutrólogo dono de uma clinica que leva o seu nome, realizou na t

Leia mais

Primavera: hora de reciclar

"Em água corrente não para mosquito", diz um ideograma chinês. Primavera é o início do movimento que tem quatro esta

Leia mais

Fígado, o órgão distribuidor de energia

Gorduras e bebidas alcoólicas são os mais corriqueiros agressores que estagnam o fígado. O hábito de comer petiscos fritos

Leia mais

faça parte da nossa comunidade

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

ENCONTRE-NOS POR AQUI TAMBÉM!

Rua São Luis Gonzaga, 2063, Benfica

Rio de Janeiro - CEP 20910-063


TELEVENDAS

RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838

SP (11) 4007-2196

(21) 9 9996 6578

2ª A 6ª - 9:00 ÀS 17:00