
5 março, 2012
A obesidade começa na cabeça
Será que podemos dizer que a obesidade é psicológica? De acordo com o médico argentino Máximo Ravenna, o excesso de peso é estimulado pelo ambiente em que vivemos aliada a compulsão gerada por certos alimentos.
Ele criou um método de emagrecimento que combina trabalho psicológico, eleição de alguns grupos alimentares e atividade física com o objetivo de mudar o comportamento do obeso e ajudá-lo a se livrar de vez dos pesos indesejados.
O estilo de vida das pessoas mudou. Atualmente passamos horas em ambientes fechados e cada vez mais estamos suscetíveis ao estresse. Isso gera uma demanda maior por alimentos apetitosos, como massas, biscoitos, doces entre outros.
Os alimentos que geram a compulsão são feitos de farinha refinada, açúcar e gordura saturada e os produtos processados e industrializados. Seus ingredientes não têm muito valor nutricional e ainda são capazes de alterar, na massa cinzenta, os níveis de neurotransmissores como dopamina e serotonina, relacionados à sensação de prazer e bem-estar. É por isso que o seu consumo gera dependência.
Segundo Ravenna, os pilares do emagrecimento são:
- Cortar radicalmente carboidratos simples;
- Porções reduzidas de alimentos, sempre selecionando itens que aumentam a saciedade;
- Evitar situações que disparem a compulsão. E, claro, isso varia de indivíduo para indivíduo;
- Atividade física orientada;
- O maior diferencial: frequentar, até diariamente se for o caso, sessões de terapia em grupo, onde se trabalham questões como a autoestima e os gatilhos que levam a buscar — por ledo engano — alegria de viver na comida.
Fonte: Site Emagrece Brasil
Notícias relacionadas